Creme de Ervilha e Hortelã, Salsichas Frescas com Couve Lombarda e Tarte de Lima e bolachas Oreo – Rádio Tágide

Creme de Ervilha e Hortelã, Salsichas Frescas com Couve Lombarda e Tarte de Lima e bolachas Oreo

Creme de Ervilha e Hortelã

 

Ingredientes:

1 cebola

2 dentes de alho

1 alhos francês grande

azeite q.b.

sal q.b.

1 l de água

400 g de ervilhas

8 folhas de hortelã

 

Preparação:

Leve a cebola, os dentes de alho e o alho francês ao lume numa panela com um fio de azeite, deixe refogar até a cebola ficar transparente.

Adicione as ervilhas e quatro pés de hortelã, junte um litro de água, tempere com sal e deixe cozer em lume brando cerca de 20 minutos.

Triture tudo até ficar um creme bem lisinho. Sirva com as folhas de hortelã , presunto tostado partido em bocadinhos e regue com um fio de natas .

Salsichas Frescas com Couve Lombarda

 

Ingredientes:

1 kg de salsichas frescas

1 couve lombarda

1 cebola

1 cenoura

2 dentes de alho

1 copo de vinho branco

1 folha de louro

1 chouriço

Sal e pimenta q.b.

1 fio de azeite

125 ml de polpa de tomate

 

Preparação:

Separe as folhas de couve e lave muito bem. Coloque um tacho ao lume com água a ferver e dê um escaldão às folhas de couve (não deixe cozer, é mesmo só de forma a poder enrolar), retire a couve, coloque a salsicha na ponta da couve e enrole. Segure com um palito para que não se separe durante a cozedura. Leve ao lume a cebola e os alhos picados, o chouriço cortado em cubos, o louro e um fio de azeite. Deixe a cebola refogar um pouco e junte um copo de vinho branco. Deixe evaporar o álcool do vinho e junte a cenoura ralada grosseiramente, a polpa de tomate, sal e pimenta a gosto. Deixe cozinhar e coloque os rolos de couve com a salsicha. Retifique os temperos (sal e pimenta), tape o tacho e deixe cozinhar até as couves e as salsichas estarem cozidas, aproximadamente 30 minutos. Acompanha bem com arroz, batata frita ou puré de batata. 

Tarte de Lima e bolachas Oreo

 

Base:

240 g de Bolachas Oreo

80 g de manteiga sem sal

 

Recheio:

550 g de queijo creme à temperatura ambiente

1 lata de leite condensado

100 ml de sumo de lima

200 ml de natas

 

Preparação:

 

Triture as bolachas até ficar uma “areia grossa”. Junte a manteiga derretida e triture mais um pouco até a manteiga ser absorvida. Forre o fundo de uma forma de mola de 22 cm de diâmetro com papel vegetal, espalhe a bolacha no fundo e calque bem. Leve a forno pré aquecido a 180º C durante dez minutos, retire e deixe arrefecer totalmente.

Retire o sumo de 3 ou 4 limas até obter 100 ml de sumo. Guarde as cascas para usar na decoração. Bata o queijo creme na batedeira com o leite condensado durante 5 minutos a velocidade média. Não pare de bater e junte o sumo da lima em fio muito devagar. Noutra taça bata as natas bem frias até ficarem em chantilly. Envolva o chantilly no preparado anterior e verta sobre a base de bolacha já fria. Cubra a forma com película aderente e coloque no frigorífico de um dia para outro (mínimo 12 horas) para que fique bem preso.

Na hora de servir, passe uma faca em toda a volta para descolar da forma e retire o aro com cuidado.

Coloque num prato de servir e decore com raspas de lima e com algumas rodelas.

 

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes