Covid-19: Médio Tejo com recorde de 265 casos positivos (C/ÁUDIO) – Rádio Tágide

Covid-19: Médio Tejo com recorde de 265 casos positivos (C/ÁUDIO)

A região de saúde do Médio Tejo registou esta segunda-feira 265 casos positivos colocando ao acumulado de casos positivos em 6638 e com todos os 11 concelhos da região a terem infetados nas últimas 24 horas.

Estes 265 casos estão registados em Abrantes (16), Alcanena (24), Constância (9), Entroncamento (31), Ferreira do Zêzere (37), Mação (41), Ourém (39), Sardoal (3), Tomar (19), Torres Novas (38) e Vila Nova da Barquinha (7).

No que diz respeito a vigilâncias ativas a região tem um total de 5642 pessoas com confinamento declarado desde março do ano passado, das quais 4611 já tiveram alta.

Este segunda-feira a autoridade de Saúde Pública do Médio Tejo indicou que há 1069 pessoas em isolamento profilático por terem sido contactos diretos de pessoas infetadas com o SARS-Cov-2.

Estas pessoas estão em isolamento em Abrantes (78), Alcanena (107), Constância (22), Entroncamento (72), Ferreira do Zêzere (70), Mação (146), Ourém (160), Sardoal (5), Tomar (211), Torres Novas (165) e Vila Nova da Barquinha (33).

 

A Direção-Geral da Saúde divulgou hoje novo mapa de risco de contágio e os números não são animadores. Em cada seis concelhos um está no grupo de risco extremo de contágio. Na região, os concelhos de Mação e Torres Novas juntam-se a Gavião, Nisa e Mora no nível mais elevado, ou sejam, mais de 960 novos infetados por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

 

 

Consulte aqui a lista de todos os concelhos.

Mação: Covid-19 começa a dar mostras de melhorias no surto da Misericórdia

O surto de Covid-19 nos dois lares da Santa Casa da Misericórdia de Mação começa a aliviar a pressão sobre a instituição. De acordo com os testes feitos neste fim-de-semana, neste momento o número de infetados na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) baixou de cerca de uma centena para 46.

Esta informação foi confirmada à Antena Livre pelo presidente da Câmara de Mação, Vasco Estrela, depois de uma reunião da Proteção Civil Municipal. Confirma o autarca que são 46 os casos ainda positivos em 33 funcionárias e 13 utentes dos dois lares e há a lamentar três óbitos desde que começou este surto, na véspera de Natal.

O presidente da Câmara Municipal revelou que muitos dos utentes já testaram negativo, em números que deverão ser atualizados ainda esta semana, de acordo com as informações que obteve junto da saúde pública. Por outro lado, o autarca explicou que continuam com todos os procedimentos e cuidados porque há seis utentes da instituição que tiveram sempre testes negativos à Covid-19, pelo que têm de ter a salvaguarda que a pandemia passe ao lado.

Apesar de os números estarem mais baixos o presidente da Câmara de Mação diz que ainda não muitos casos positivos a que se juntam outros da comunidade e que somados às vigilâncias ativas (134 este domingo) são mais de 200 pessoas a braços com infeção ou isolamento. Num concelho com pouco mais de seis mil habitantes.

Vasco Estrela, presidente da Câmara de Mação

Apesar de o surto da Misericórdia estar com números mais baixos ou presidente diz que há outros locais que merecem a atenção. “Na Aflomação temos alguns casos positivos e nos Bombeiros temos cinco operacionais infetados e mais seis em vigilância ativa”, explica o autarca e deixa de novo o apelo para que não se olhe para a pandemia para apurar culpas, mas sim tomar todas as medidas para evitar a propagação do vírus.

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes