Mação: Rota das Pesqueiras e Lagoas do Tejo, em Ortiga, ganha forma – Rádio Tágide

Mação: Rota das Pesqueiras e Lagoas do Tejo, em Ortiga, ganha forma

Mação vai ter, nas margens do rio Tejo, na freguesia de Ortiga uma Rota dedicado às Pesqueiras e Lagoas do Tejo. O projeto conta com a instalação de um passadiço ao longo da margem direita do rio, que já está a ser construído.
Num projeto de cerca de 300 mil euros, a conclusão da obra está prevista para junho 2021.
O passadiço procura ser o elo de visita às mais de 20 pesqueiras de Ortiga num fantástico miradouro sobre o curso de água com ligação às Lagoas do Tejo, local sempre muito aproveitado pelas gentes de Ortiga, especialmente pelos mais novos.
Para Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação, “trata-se de um projeto não só interessante, mas muito merecido por e para quem viveu, e vive, o Tejo. Mação tem mesmo que se voltar para o rio. Há toda uma história, memória e cultura que é parte de nós, de todo o Concelho de Mação mas, acima de tudo, de Ortiga e das suas pessoas, e que queremos realçar”.
O grande objetivo deste projeto é estreitar ligações entre os ortiguenses e os visitantes do rio Tejo, preservando a cultura, o património e a história das muitas famílias de pescadores de Ortiga, que ali ergueram as pesqueiras.
De referir que este projeto será um complemento ao Núcleo Museológico de Ortiga, inaugurado em dezembro 2020, além de integrar o projeto Rotas de Mação, da associação homónima, e ainda complementa a Rota do Tejo que está a ser desenvolvida com a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.
O projeto é da autoria do atelier Modo Associados Arquitetura e Engenharia.

 

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes