Vila de Rei: Município no Top 5 dos concelhos com água mais barata – Rádio Tágide

Vila de Rei: Município no Top 5 dos concelhos com água mais barata

O Município de Vila de Rei encontra-se na quinta posição, entre os 308 concelhos nacionais, com o serviço triplo de abastecimento de água, serviço de saneamento de águas residuais e serviço de gestão de resíduos sólidos urbanos mais barato, segundo um estudo da Deco Proteste noticiado na edição de 2 de fevereiro do Jornal de Notícias.

Os dados remetem ao ano de 2020 e, segundo o estudo, os habitantes de Vila de Rei pagaram em média um total de 112,20 euros anuais pela prestação destes três serviços. Este valor divide-se por 83,88 euros anuais no serviço de abastecimento de água, 12,02 euros para saneamento e águas residuais e 16 euros para a gestão de resíduos sólidos urbanos. No top contrário da lista, encontra-se o concelho da Trofa, com um aumento de mais de 400 euros anuais em comparação com Vila de Rei, para um total de 527,5 euros.

De realçar ainda que, nos últimos dados conhecidos relativos a 2019, o concelho de Vila de Rei apresentava o valor de 100% de água segura na torneira do consumidor, após análise de perto de três centenas de parâmetros à qualidade de água sobre amostras colhidas em diferentes pontos da rede de distribuição.

Ricardo Aires, presidente da Autarquia vilarregense, realça que “estes valores vão de encontro a uma opção estratégica do Município de Vila de Rei, fornecendo serviços essenciais a um preço reduzido. Desta forma, o Município está a abdicar de receitas potenciais que ficam assim no bolso dos vilarregenses, dando um maior poder financeiro aos nossos habitantes.”

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes