Sertã inicia trabalhos na Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível – Rádio Tágide

Sertã inicia trabalhos na Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível

Os trabalhos de silvicultura preventiva de manutenção do troço da Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível (RPFGC) do concelho da Sertã, inscrita no Plano Distrital e Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, terão início a 11 de fevereiro. Os trabalhos realizar-se-ão nas localidades de Beirão e Fontainhas, na freguesia de Várzea dos Cavaleiros, numa intervenção que se estende por 20 hectares e coincide com a Rede Secundária (EM538).

A implementação da faixa de gestão de combustível, definida no mínimo com 125m de largura (62,5m para cada lado do traçado da Rede Primária) tem como objetivo diminuir a área percorrida por incêndios florestais, através de condições favoráveis e de segurança para o combate dos meios de supressão. Os trabalhos a realizar incluem a limpeza motomanual ou mecânica (quando possível) dos extratos arbustivos ou subarbustivos, a redução da densidade do arvoredo, garantindo um distanciamento entre copas, e a desramação no terço inferior das copas das árvores, quando necessário.

A Câmara Municipal da Sertã apela à compreensão, colaboração e empenho de todos nesta ação cujo objetivo é defender o principal recurso natural do concelho, a Floresta, assim como o investimento dos produtores florestais. As intervenções serão realizadas pelos Sapadores Florestais da APROFLORA (Associação de Produtores Florestais e Agrícolas da Zona do Pinhal) e decorrerão em terrenos privados.

Refira-se que o material lenhoso (com valor comercial) resultante das operações de desbaste é pertença dos legítimos proprietários, produtores florestais, arrendatários e usufrutuários. A madeira será cortada a 2,50m e empilhada no local sendo, no entanto, da responsabilidade destes a sua remoção dos locais de intervenção num prazo de 15 dias úteis. Os demais materiais (sobrantes sem valor comercial) serão retirados, triturados, queimados ou incorporados no solo.

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes