Abrantes: BIA muda nome para Biblioteca Itinerante de Abrantes “José Diniz” – Rádio Tágide

Abrantes: BIA muda nome para Biblioteca Itinerante de Abrantes “José Diniz”

Está aprovada a mudança do nome da BIA, a biblioteca móvel de Abrantes. A decisão foi tomada na reunião do executivo municipal de Abrantes desta terça-feira, dia 23 de fevereiro, e a BIA passará a ter a designação de Biblioteca Itinerante de Abrantes “José Diniz”.

Trata-se, explica a autarquia, de uma homenagem à “figura incontornável da sociedade abrantina, homem da cultura, figura carismática que foi dinamizador da biblioteca itinerante da Fundação Calouste Gulbenkian durante mais de 30 anos, na segunda metade do século XX, falecido a 11 de janeiro de 2021”.

A proposta foi aprovada por unanimidade indo ao encontro da vontade expressa pelo executivo e reforçada pela iniciativa de um grupo de cidadãos, que teve como porta-voz o médico abrantino José Tavares.

O Município refere ainda que para além da homenagem que vai perpetuar o nome de José Diniz, a inscrição do seu nome na carrinha itinerante que leva livros aos lugares mais remotos do concelho, “reforçará ainda mais o papel decisivo de democratização da leitura e de coesão territorial da Biblioteca Itinerante de Abrantes, agora também potenciada com o atendimento itinerante do serviço de atendimento municipal, a par com a Carrinha do Cidadão”.

Muitos se lembram ainda da carrinha Citro?n da Fundação Calouste Gulbenkian, laranja, e com o número 32. E muitos se lembrarão das sugestões de leitura do José Diniz. E outros ainda das “caroladas” que ele dava a quem não se portava bem dentro da biblioteca móvel.

As viagens do José Diniz começaram em 1963 pelos territórios de Abrantes, Sardoal, Mação, Vila de Rei, Ponte de Sor, Gavião e, mais tarde, Constância. Por exemplo, José Luís Peixoto, de Galveias (Ponte de Sor) e nascido em Abrantes, afirma ser escritor devido à sua influência nos tempos de juventude.

Recorde-se que José Joaquim César da Cruz Diniz, nasceu na freguesia de S. João, em Abrantes, em 17 de setembro de 1933 e faleceu a 11 de janeiro de 2021, em Coimbra, com 87 anos.

BIA passará a ter a designação de Biblioteca Itinerante de Abrantes “José Diniz”

Notícia relacionada:

Abrantes: Voto de pesar pelo falecimento de José Dinis aprovado por unanimidade (C/ÁUDIO)

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes