Avança instalação de Ressonância Magnética na unidade de Abrantes do CHMT – Rádio Tágide

Avança instalação de Ressonância Magnética na unidade de Abrantes do CHMT

O processo de aquisição do equipamento de Ressonância Magnética (RM) para o Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE, está concluído, avança o centro em comunicado. De acordo com a informação disponibilizada os trâmites processuais de aquisição estão concluídos e a compra foi validada pelo Tribunal de Contas.

Ainda de acordo com fonte do CHMT início das obras para a colocação deste importante e diferenciado equipamento de diagnóstico está para breve.

Assim que este equipamento estiver instalado e a funcionar, o CHMT deixa de estar dependente de entidades externas para a realização deste tipo de exames. Outra nota importante é que o CHMT passa a ter uma cobertura que vai além do Médio Tejo. Ou seja, passa a fazer cobertura do norte do distrito de Portalegre e do sul do distrito de Castelo Branco.

O equipamento de Ressonância Magnética, será instalado na Unidade Hospitalar de Abrantes e deverá entrar em testes ainda durante o próximo verão.

De acordo com o CHMT a instalação deste equipamento vem aumentar a diferenciação do diagnóstico e de apoio à decisão clínica dos três hospitais do CHMT, uma instituição de saúde de referência numa vasta área territorial que abrange os distritos de Santarém, Castelo Branco e Portalegre.

Recorde-se que a aquisição e instalação deste equipamento de Ressonância Magnética representa um investimento superior a 1 Milhão de Euros e que vem colmatar a inexistência destes equipamentos em hospitais do Serviço Nacional de Saúde no Distrito de Santarém.

O investimento foi autorizado pelo Ministério da Saúde e que vem provar, releva o comunicado do CHMT os elevados níveis de investimento: “níveis de investimento que traduzem a constante articulação entre e o Centro Hospitalar do Médio Tejo e a Tutela”.

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes