Abrantes: Município renova protocolo com “Os Patos” que tem a atleta Francisca Laia de volta (C/ÁUDIO) – Rádio Tágide

Abrantes: Município renova protocolo com “Os Patos” que tem a atleta Francisca Laia de volta (C/ÁUDIO)

O executivo da Câmara Municipal de Abrantes aprovou, por unanimidade o texto do protocolo a celebrar entre o Município de Abrantes, a Federação Portuguesa de Canoagem e o Clube Desportivo “Os Patos”. Este protocolo acaba por ser a renovação do que tinha sido firmado o ano passado entre estas três entidades e que permitiu o regresso do clube de Rossio ao Sul do Tejo.
De acordo com a informação revelada na reunião “com o objetivo de relançar e consolidar a modalidade da Canoagem, a partir do plano de água no rio Tejo e colocar o clube do Rossio ao Sul do Tejo nos melhores patamares desportivos, nacionais e internacionais”.

Este protocolo aponta ao desenvolvimento da modalidade, mas também a dar mais respostas de apoio para que a atleta Francisca Laia se possa envolver também com o clube na dinamização da canoagem, nos meses que antecedem os Jogos Olímpicos e os Campeonatos do Mundo.

De acordo com o estabelecido no protocolo, a Federação de Canoagem disponibiliza recursos humanos para a formação técnica da modalidade e promove a modalidade junto dos Agrupamentos e Escolas.

O Clube Desportivo “Os Patos” assume o compromisso de fomentar e dinamizar a prática da Canoagem, através da Escola de Canoagem e é responsável pela aquisição de materiais e equipamentos para o desenvolvimento da modalidade.

O Município concede um envelope financeiro único de 13.500 euros.
Ainda de acordo com a informação do Município de Abrantes o Clube Desportivo “Os Patos” deu a conhecer o relatório de atividades do ano transato, já apoiadas pelo protocolo inicial. Este relatório indica que foi retomada a escola de canoagem contado com 20 atletas, sendo que desses há 11 que se encontram no quadro competitivo. Foi ainda assegurado o enquadramento técnico através da formação de treinadores de modalidade e registou-se um esforço no reequipamento do clube com material específico para a prática da canoagem.
Manuel Jorge Valamatos disse que “é uma honra para o Município de Abrantes e um orgulho para os abrantinos” o regresso da atleta Francisca Laia ao seu clube de origem, na véspera dos Jogos Olímpicos e dos campeonatos do mundo.

Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes

Armindo Silveira, vereador eleito pelo Bloco de Esquerda, deixou o seu apoio a este protocolo porque, recordou, que propôs no ano passado que o Município pudesse ter aberto uma secção de canoagem. Disse o vereador que a maioria socialista optou por outro caminho, mas igualmente positivo porque voltou a criar condições para a prática e expansão da modalidade.

Armindo Silveira, apesar de votar favoravelmente o texto do protocolo, deixou o alerta para que haja igualdade na atribuição de apoios a clubes e atletas.

Armindo Silveira, vereador BE Câmara Abrantes

O presidente da Câmara, Manuel Jorge Valamatos, deixou claro que nenhum atleta que represente clubes de Abrantes em eventos internacionais fica sem apoio municipal.

 

Francisca Laia regressa ao Clube Desportivo “Os Patos”

Nesta mesma reunião o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, informou que a canoísta olímpica Francisca Laia volta a ser atleta do Clube Desportivo “Os Patos”.

Manuel Jorge Valamatos destacou o regresso da atleta ao clube do concelho em ano de mundiais de canoagem e desejou que a atleta seja bem-sucedida no apuramento para estes dois importantes momentos desportivos.

A 28 de janeiro a atleta olímpica abrantina dava conta que o Sporting Clube de Portugal, clube que representava há cinco anos, rescindiu a ligação que havia entre ambos.

“É com uma enorme tristeza que vejo ser-me comunicado pelo Sporting Clube de Portugal o terminus da minha ligação com o Clube. Foram 5 anos de dedicação e empenho diário em prol do clube. Até que, num ano tão importante como o ano de Jogos Olímpicos – e a apenas 7 meses daquele que é o maior evento multi-deportivo do mundo – foi-nos comunicado que não havia verba para dar continuidade à modalidade de canoagem no Clube.

Sempre entendemos estar salvaguardados pela excepcionalidade das circunstâncias, como tantos outros atletas que viram o seu ano desportivo condicionado pela pandemia! As competições foram efectivamente adiadas, mas foi-nos transmitida a cessação do contrato.

Dei tudo para honrar a enorme instituição que é o Sporting CP e representá-lo todos os dias, com a máxima dedicação. Pelo clube conquistei 23 medalhas, nacionais e internacionais e consegui a minha primeira participação olímpica, no Rio 2016.”

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes