Bola de fogo passa pelo céu do centro de Espanha a 72 mil quilómetros por hora – Rádio Tágide

Bola de fogo passa pelo céu do centro de Espanha a 72 mil quilómetros por hora

Uma bola de fogo (meteoro) passou na noite de quinta-feira pelo céu do centro de Espanha, a 72 mil quilómetros por hora, anunciou hoje o Instituto de Astrofísica da Andaluzia, que captou o fenómeno.

A bola de fogo, registada às 23:05 de quinta-feira, resultou da entrada na atmosfera terrestre de material rochoso a uma velocidade de 97 mil quilómetros por hora sobre a zona oeste da província de Toledo.

Devido a esta elevada velocidade, o brusco atrito com a atmosfera fez com que o material rochoso ficasse incandescente quando estava a uma altitude de 92 quilómetros, gerando uma brilhante bola de fogo que pôde ser observada a uma distância de mais de 500 quilómetros.

A bola de fogo avançou na direção noroeste e extinguiu-se quando se encontrava a uma altitude de 43 quilómetros sobre a cidade de Oropesa, após percorrer 64 quilómetros na atmosfera.

A sua passagem foi registada em vários observatórios astronómicos ao abrigo de um projeto coordenado pelo Instituto de Astrofísica da Andaluzia e integrado na Rede de Bólides e Meteoros do Sudoeste da Europa, que visa monitorizar o céu para registar e estudar o impacto na atmosfera terrestre de materiais rochosos provenientes de distintos corpos do Sistema Solar.

Lusa

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes