Pandemia volta a por em risco as Festas de Abrantes 2021 (C/ÁUDIO) – Rádio Tágide

Pandemia volta a por em risco as Festas de Abrantes 2021 (C/ÁUDIO)

As Festas de Abrantes deste ano estão em risco e podem voltar a ficar na gaveta. Pelo menos as Festas de Abrantes como as conhecemos, com concertos tasquinhas e praças do centro histórico cheias. Mas poderá haver alguma atividade, muito embora a pandemia não deva permitir em Junho grandes ajuntamentos.

Vamos por partes. Na última reunião do executivo municipal de Abrantes o vereador do PSD Rui Santos fez a pergunta sobre a realização ou preparação das Festas de Abrantes. Para o vereador da oposição está na altura de ser conhecida a programação das Festas que ocorrem sempre por volta do 14 de junho, dia em que Abrantes comemora a efeméride de elevação à categoria de cidade.

Rui Santos, vereador PSD C M Abrantes

Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, na resposta deixou a ideia clara de que as Festas deste ano podem não se realizar, embora ainda não haja uma decisão tomada. O autarca disse que está em contacto permanente com a Delegada de Saúde Pública e que esta tem ainda muitas dúvidas sobre o que será a vida nos próximos meses.

Depois acrescentou ainda que poderá vir a existir uma posição conjunta dos 13 municípios da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo para que não existam Festas de um lado e não existam de outro.

E acrescentou ainda que as Festas de Abrantes têm questões particulares. E deu um exemplo: “como é que se faz um concerto ao ar livre na Praça Barão da Batalha para 500 pessoas? E para que pessoas?”

Manuel Jorge Valamatos, presidente C M Abrantes

Se as Festas de Abrantes, como as conhecemos, estão em risco poderá acontecer, por esta data do 14 de junho, a inauguração do Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes (MIAA) cujas obras estão concluídas. De acordo com uma informação avançada há um mês já está em curso o processo de musealização das peças e dos espaços. Se tudo correr bem poderá abrir portas em junho.

Apresentação das Festas de 2020 em fevereiro de 2020. Cancelamento foi feito em maio

Recorde-se que as Festas de Abrantes do ano passado chegaram a ser apresentadas. A 21 de fevereiro de 2020 foram apresentados os nomes dos concertos desse ano: Mickael Carreira, Bárbara Bandeira, Os Quatro e Meia, José Cid e Hot Play (banda de tributo a Coldplay).

O concerto “alto” esteve previsto para 13 de junho, véspera do Dia da Cidade 13 de junho, no hipódromo dos Mourões, e iria juntar Rita Guerra com Héber Marques (dos HMB), Anin Rose e o coro internacional de Gospel de Londres e contaria ainda com o acompanhamento da Orquestra Ibérica.

As Festas de Abrantes 2020 deveriam ter acontecido entre 9 a 14 de junho de 2020.

No entanto, a 12 de maio o executivo municipal viria a cancelar a realização das Festas. Na altura, revelou o presidente da Câmara de Abrantes, estavam em curso conversas com os artistas para transferir os agendamentos de 2020 para este ano.

Só que a pandemia não deixou as nossas vidas e este ano as Festas de ar livre voltam a estar em risco.

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes