Médio Tejo com mais 3 infetados e todos os concelhos abaixo dos 120 casos por 100 mil habitantes (C/ÁUDIO) – Rádio Tágide

Médio Tejo com mais 3 infetados e todos os concelhos abaixo dos 120 casos por 100 mil habitantes (C/ÁUDIO)

O Médio Tejo registou nas últimas 24 horas mais três casos positivos de pessoas infetadas com o coronavírus em Ourém (2) e Tomar (1) pelo que o total de casos positivos acumulados desde o início da pandemia é agora de 12 836.
Com estes novos casos positivos e sem alterações no número de recuperados (12 395) e mortos (378) o número de casos ativos é nesta sexta-feira de 63. Os concelhos de Constância, Ferreira do Zêzere e Vila Nova da Barquinha não têm qualquer caso ativo ao passo que as 63 pessoas que estão infetadas e em confinamento são de Abrantes (28), Alcanena (2), Entroncamento (4), Mação (4), Ourém (11), Sardoal (2), Tomar (11) e Torres Novas (1).

Quanto a vigilâncias ativas a autoridade de saúde tem em confinamento 306 pessoas que estiveram em contacto com infetados sendo que grande parte são alunos. Estas 306 pessoas estão localizadas em Abrantes (141), Alcanena (2), Constância (3), Entroncamento (65), Mação (3), Ourém (19), Sardoal (16), Tomar (20) e Torres Novas (37). Ferreira do Zêzere e Vila Nova da Barquinha não têm registo de qualquer caso positivo.

Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes, disse esta tarde, à margem de uma visita às obras do Hospital de Abrantes, que reuniu de emergência a Comissão Municipal de Proteção Civil face aos casos que surgiram no concelho. O autarca frisou que a delegada de saúde tem esta mesma preocupação pelo que chama a atenção da comunidade para a manutenção das regras proteção individual.
O presidente da Câmara diz que mesmo as pessoas vacinadas podem infetar antes de imunizarem, mas podem ser transmissores do vírus.
Manuel Jorge Valamatos mostrou ainda a grande apreensão por ter vários casos em crianças e jovens adultos. O autarca diz que estes casos que surgiram em Abrantes terão tido origem em festas ou encontros familiares.

Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes

De acordo com a Direção-Geral de Saúde o índice de transmissibilidade nestes 11 concelhos está em moderado, ou seja, menos de 120 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. O relatório incide entre os dias 7 a 20 de abril e o índice é o seguinte:

Abrantes – 83

Alcanena – 16

Constância – 25

Entroncamento – 23

Ferreira do Zêzere – 13

Mação – 64

Ourém – 16

Sardoal – 0

Tomar – 24

Torres Novas – 9

Vila Nova da Barquinha – 0

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes