Abrantes pode receber empresa de hidrogénio verde – Rádio Tágide

Abrantes pode receber empresa de hidrogénio verde

É um investimento superior a 10 milhões de euros e está previsto para um terreno de cerca de 80 hectares na freguesia de Alvega e Concavada, no Casal Curtido. Ao que a Antena Livre conseguiu saber este investimento, por parte de uma empresa de capitais suíços, a Smartenergy, foi alvo de uma candidatura ao POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) para um financiamento até ao teto máximo possível, ou seja, para um financiamento até 5 milhões de euros.

Tanto quanto pudemos apurar a empresa já apresentou um pedido de parecer prévio para a instalação do complexo de painéis fotovoltaicos à Câmara Municipal de Abrantes naquele terreno.

De acordo com a decisão da autarquia, do ponto de vista técnico, o parecer ficou condicionado às alterações do uso do solo naquele território.

Ao que conseguimos apurar trata-se da instalação de um complexo de painéis fotovoltaicos ligados a um eletrolisador com capacidade de produção de 10 MW de hidrogénio verde.

De acordo com Ricardo Beirão, diretor da Médiotejo21, Agência de Energia e Ambiente do Médio Tejo, “temos uma candidatura ao POSEUR para a construção de uma central de produção de hidrogénio verde [produzido à custa de energia renovável, neste caso solar ou eólica]. A cadeia de valor assenta na produção, no armazenamento, na distribuição e no consumo. Primeiro para instalar na rede de gás natural, depois para as frotas de mobilidade e depois para as frotas municipais. E há possibilidade de alargamento ao mercado privado quanto os veículos o permitirem”.

Ainda de acordo com este responsável “É um projeto e muitos milhões (…) trata-se de uma empresa de capitais suíços que fez uma candidatura de vários milhões de euros que pode ter financiamento de 85% até um máximo de 5 milhões de euros. É um investimento robusto e muito superior àquilo que é o apoio comunitário, se for aprovado”.

Ainda segundo o diretor técnico da Médiotejo21 “quando começámos com esta ideia do hidrogénio, sempre tivemos a ideia clara do local onde construir uma unidade destas e que era na Central Termoelétrica do Pego. Como sabemos, está num processo de remodelação”.
E, numa altura em que ainda não se sabe o futuro dos grupos a carvão da Central do Pego, que terão o final em novembro deste ano, Ricardo Beirão perspetiva que poderá ser um somatório “se a Central do Pego enveredar por esse caminho temos o início do cluster do hidrogénio”.

E nesta linha adiantou que há ainda um outro projeto em vista para o Médio Tejo. Ricardo Beirão disse não poder revelar mais pormenores sobre este investimento, mas que se trata de uma unidade de produção de hidrogénio, mas só para a mobilidade.

A Smartenergy é uma empresa fundada em 2011 e que tem sede em em Wollerau (Suíça), a Smartenergy Invest AG concentra-se em investimentos em energia renovável e empreendimentos relacionados. Está já presente, para além da Suíça, na Alemanha, em Itália, Espanha e Portugal. No nosso país tem já uma unidade em Mogadouro, distrito de Bragança.

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes