Sertã: Hemeroteca Digital do concelho apresentada a 9 de maio – Rádio Tágide

Sertã: Hemeroteca Digital do concelho apresentada a 9 de maio

A Hemeroteca Digital do concelho da Sertã vai ser oficialmente lançada no próximo dia 9 de maio, pelas 15 horas, na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã, com transmissão em direto através do Facebook do Município da Sertã, devido às restrições atualmente em vigor. Este novo projeto estará disponível através de um portal na Internet, concebido expressamente para o efeito.

O Município da Sertã informa que a nova Hemeroteca Digital funcionará como “um verdadeiro repositório online de toda a imprensa periódica publicada nos últimos 150 anos no concelho da Sertã”.

Através deste novo portal, ficará à disposição de todos os interessados “um impressionante acervo digital, constituído por jornais locais, bem como um conjunto de ferramentas inovadoras que permitem a pesquisa e consulta das diferentes edições. Será ainda possível aceder a cópias digitais em alta qualidade de cada um dos títulos disponíveis”.

O projeto encontra-se dividido em várias fases de implementação, sendo que nesta fase inicial foram inseridos alguns dos títulos mais antigos publicados no concelho, inclusive do último quartel do século XIX, bem como números icónicos de jornais entretanto desaparecidos, como o Correio da Sertã, Echo da Beira ou Certaginense”. Em destaque estarão também os primeiros números em circulação do jornal A Comarca da Sertã, que ainda hoje se publica.

Nas fases seguintes serão inseridos mais títulos e jornais, cujo tratamento e digitalização ainda decorre.

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes