Começou o Portugal de Lés-a-Lés que esta sexta feira “estaciona” em Abrantes (C/VÍDEO) – Rádio Tágide

Começou o Portugal de Lés-a-Lés que esta sexta feira “estaciona” em Abrantes (C/VÍDEO)

Começou a edição de 2021 do Portugal de Lés-a-Lés, um evento da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) que junta 2.200 motociclistas, que este ano vão percorrer a Nacional 2.

De referir que o prólogo deste passeio moto-turístico começou ontem em Chaves com o Passeio de Abertura por terras flavienses com umas incursões por Espanha, ou não fosse aquela uma zona raiana. A maratona mototurística começou então no Passeio de Abertura de 96 km à descoberta da zona raiana, com as verificações técnicas a terem lugar junto ao rio Tâmega.

Este ano o Portugal de Lés-a-Lés vai percorrer os 738,5 quilómetros entre Chaves e Faro, pela estrada que rasga o país.

De acordo com a organização há parâmetros que a FMP não descarta. O objetivo é que tudo corra com segurança e com o respeito pelo Código da Estrada, pelo que motos e condutores passaram pelas Verificações Técnicas e Documentais, pró-forma cumprido dentro das mais estritas regras de segurança sanitária.

Nesta edição do Lés-a-Lés, revela a organização, além de muitos e cada vez mais espanhóis, motociclistas que vieram desde França, Itália, Hungria, Suíça, Alemanha, Inglaterra ou Bélgica.

De referir que esta quarta-feira, dia 2 de junho, no arranque oficial do 23.º Portugal de Lés-a-Lés, o presidente da Câmara Municipal de Chaves, Nuno Vaz Ribeiro, recebeu, junto ao simbólico marco Zero da Nacional 2, o seu homólogo de Faro, Rogério Bacalhau, e o presidente da Federação de Motociclismo de Portugal, Manuel Marinheiro.

A cidade de Abrantes vai ser a paragem da 2.ª etapa, do total de três, do evento mototurístico, que irá ocorrer esta sexta-feira, dia 4 de junho, com a previsão de chegada dos primeiros motociclistas a partir das 15h30, na Esplanada 1.º de Maio, em Abrantes.

A edição deste ano do Portugal de Lés-a-Lés, que irá percorrer a Estrada Nacional 2 de Chaves a Faro, terá cerca de 1800 motos e 2200 participantes, entre os quais cerca de três centenas de estrangeiros, que irão pernoitar no concelho de Abrantes “e desfrutar das nossas gentes, paisagens, do nosso património, da nossa gastronomia, doçaria e história e aproveitar para carimbar o passaporte da EN2 nos espaços aderentes”, faz saber o Município em nota de imprensa.

O ponto de chegada no dia 4 de junho será a Esplanada 1.º de Maio, em Abrantes, sendo que a partida no dia 5 de junho, entre as 5h30 e as 10h da manhã, será realizada no mesmo local e terá uma passagem simbólica junto à Fortaleza/Castelo de Abrantes.

A primeira etapa (3 junho) liga Chaves a S. Pedro do Sul, numa distância de 245 quilómetros, a segunda etapa (4 junho) liga S. Pedro do Sul a Abrantes, numa distância de 295 quilómetros, e a terceira, e última, etapa (4 junho) liga Abrantes a Faro, numa distância de 390 quilómetros.

O Portugal Lés-a-Lés deste ano tem um traçado que, este ano, terá um total de 1.027 quilómetros na ligação entre terras flavienses e a capital algarvia, bem mais do que os 738,5 que conta a 3.ª maior estrada do Mundo. Porque, afinal, este evento será Muito Mais Que a N.2, com muitas saídas e regressos à estrada criada em 1945 integrada no Plano Rodoviário Nacional.

Vídeo do Passeio de Abertura do Portugal de Lés-a-Lés 2021

 

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes