Vila de Rei: Praia do Bostelim vai ter um hotel rural e quinta biológica – Rádio Tágide

Vila de Rei: Praia do Bostelim vai ter um hotel rural e quinta biológica

Uma das encostas da Praia Fluvial do Bostelim, no concelho de Vila de Rei, pode vir a ter, em breve, um hotel rural. Pelo menos o processo já começou com a entrada do processo técnico e administrativo nos serviços do Município.

O Jornal de Abrantes teve acesso ao processo do qual consta a ideia e alguns desenhos técnicos deste projeto que vai ser implementado numa área total com 11 461 m2. De acordo com a proposta entregue a área de construção, que privilegiará o uso de xistos e madeira para enquadramento na zona, será de 228,00 m².

Os investidores, da área de Lisboa e que nada têm a ver com Vila de Rei, querem avançar com um projeto de sustentabilidade que aposta para além da unidade de alojamento para uma “quinta agrícola”, “com base numa agricultura biológica: plantas aromáticas, oliveiras, videiras, zimbro, como base de uma destilaria onde se fará a produção de destilados – principalmente Absinto”.

Ainda de acordo com a ideia apresentada estes empresários querem ir mais longe e apostar numa cozinha certificada e com a “produção d’O bolo de chocolate mais feio do mundo”.

Mas a proposta aponta ainda à “criação de uma marca de chás, condimentos, doces e compotas com os excedentes. No futuro, um mini lagar, para promover o “como se faz” da oliveira até ao fio de azeite”.

Quanto ao hotel rural terá dois pisos com 6 unidades de alojamento, com instalação sanitária privativa, sendo uma das unidades acessível a cidadãos com mobilidade condicionada. Tem depois, como é normal, as áreas técnicas, de estar, recepção, cozinha e uma piscina biológica, prevista para o exterior.

Ricardo Aires, presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, revelou na reunião do executivo municipal que os empreendedores apresentaram, em hasta pública, o projeto e que solicitaram o pedido de isenção de IMT (Transmissão Onerosa de Imóveis) que foi aprovado por unanimidade.

O autarca confirmou que se trata de um hotel rural acrescentará mais valor à Praia do Bostelim, que já tem um parque de caravanismo rural licenciado. Trata-se, por isso, de mais uma valência para aquela zona balnear.

Ricardo Aires vincou também o projeto de agricultura biológica que encaixa naquilo que são algumas das ideias da associação Pinhal Maior, também nesta área.

Ricardo Aires mostrou-se satisfeito e que este projeto vem ao encontro de um trabalho que começou há vários anos e que “agora estamos a colher do que andámos a semear”.

Ainda sem prazos previstos de execução ou de valores de investimento há uma certeza: este projeto vai avançar muito em breve.

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes