Sardoal: Índice de risco é de 321 casos por 100 mil habitantes e Saúde Pública avança com 773 testes no concelho (C/ÁUDIO) – Rádio Tágide

Sardoal: Índice de risco é de 321 casos por 100 mil habitantes e Saúde Pública avança com 773 testes no concelho (C/ÁUDIO)

O concelho de Sardoal é, nesta altura, o concelho que levanta mais preocupações no número de casos positivos e no risco de transmissibilidade, quer pelos casos em si, quer pela aplicação da matriz de risco em vigor que poderá ter implicações nas regras do desconfinamento.

Esta quarta-feira a saúde pública do Médio Tejo tem um registo de mais quatro casos positivos no concelho o que faz aumentar o número de casos ativos para 11. De acordo com dados desta noite, e que ainda não constam no relatório desta quarta-feira. Amanhã, segundo o presidente da Câmara de Sardoal, serão mais duas pessoas infetadas a entrar nos casos ativos e um recuperado, ou seja, uma saída dos casos ativos. Mesmo assim, Sardoal terá esta sexta-feira um índice, segundo o presidente da Câmara Municipal, de 321 casos por 100 mil habitantes. Ora, como se sabe, o limite para os territórios de baixa densidade é de 240 casos por 100 mil habitantes, o que coloca o concelho de Sardoal em nível de risco.

Por estes motivos e no sentido de estancar eventuais contágios na comunidade a saúde pública vai avançar com 773 testes em diversas instituições. À Antena Livre Miguel Borges explicou que vão ser feitos testes a toda a comunidade escolar (550), aos funcionários municipais (131), GNR (21) Bombeiros Municipais (55) e funcionários das juntas de freguesia (16).

“Com estes testes teremos uma radiografia do concelho”, afirmou Miguel Borges salientado que tem de haver um cuidado elevado da população naquilo que são as medidas de proteção. Apesar de a vacinação estar a avançar, o que se está a ver é a subir o número de casos diários, assim como o número de internamentos também tem vindo a crescer. Esta foi uma medida tomada pela Autoridade de Saúde Pública e suportada pela autarquia sardoalense.

Miguel Borges revelou ainda que, em relação aos testes feitos à comunidade da creche, onde foi detetado um caso numa criança, as coisas têm sido calmas. Ou seja, os resultados têm sido todos negativos.

Miguel Borges, presidente CM Sardoal

O concelho de Sardoal terá, nesta quinta-feira, um índice de risco de 321 casos por 100 mil habitantes pelo que o presidente da Câmara de Sardoal pede cuidado a todas as pessoas do concelho. E voltou a frisar que o uso de máscara e o distanciamento são fundamentais.

O Médio Tejo tem registo, nesta quarta-feira, de mais 9 infetados com Covid-19. De acordo com o relatório epidemiológico da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo, que engloba 11 concelhos, o total acumulado de casos passou a ser de 13 063 com os 9 casos reportados em Abrantes (1), Entroncamento (1), Sardoal (4), Tomar (1) e Torres Novas (2).

No que diz respeito ao número de recuperados mantém-se o mesmo número de ontem, 12 587 registos, assim como o número de óbitos (378) continua inalterado.

Desta forma o número de casos ativos é, nesta quarta-feira, de 98 localizados em Abrantes (33), Alcanena (14), Constância (2), Entroncamento (8), Mação (1), Ourém (9), Sardoal (11), Tomar (13), Torres Novas (4) e Vila Nova da Barquinha (3). Ferreira do Zêzere continua a ser o único concelho da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo que não regista qualquer pessoa infetada com o coronavírus ou qualquer pessoa em isolamento profilático.

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes