Incêndios: Cerca de 40 concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve em risco máximo – Rádio Tágide

Incêndios: Cerca de 40 concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve em risco máximo

Cerca de 40 concelhos do interior Norte e Centro e da região do Algarve apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Neste nível encontram-se os concelhos de Mação (distrito de Santarém), Proença-a-Nova (distrito de Castelo Branco) e Gavião e Nisa (distrito de Portalegre). 

Em risco muito elevado estão mais de 50 municípios dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Santarém, Portalegre, Beja e Faro. No nivel 4 de 5 estão os concelhos de Abrantes, Constância, Ferreira do Zêzere, Tomar, Sardoal e Vila Nova da Barquinha (distrito de Santarém) e Vila de Rei e Sertã (distrito de Castelo Branco).

Em risco elevado o IPMA colocou hoje mais de 70 concelhos dos distritos de Vila Real, Porto, Aveiro, Coimbra, Viseu, Santarém, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O período crítico de incêndios dura até final de setembro e, até lá, é proibido fazer queimadas extensivas ou queima de amontoados sem autorização, usar fogareiros ou grelhadores em todo o espaço rural, e fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.

É proibido ainda lançar balões de mecha acesa ou foguetes ou fazer trabalhos na floresta que possam originar faíscas.

Para hoje, o IPMA prevê chuva fraca ou chuvisco no litoral a norte do Cabo Carvoeiro até meio da manhã, persistindo no Minho, e uma descida da temperatura máxima, que será acentuada no interior Norte e Centro.

As temperaturas máximas vão variar entre os 20º (Viana do Castelo) e os 35º (Faro) e as mínimas entre os 12º (Guarda) e os 20º (Faro).

Lusa

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes