Abrantes: Organizações alemãs de educação e sustentabilidade estão a conhecer a região – Rádio Tágide

Abrantes: Organizações alemãs de educação e sustentabilidade estão a conhecer a região

A Associação Federal para a Sustentabilidade e a EBV – Associação Europeia de Educação são duas organizações não-governamentais alemãs que estão ao longo desta semana em Abrantes. Trata-se de uma abertura de portas para futuras parcerias entre estas duas entidades e a região de Abrantes.
A Associação Federal para a Sustentabilidade tem uma linha de atuação na sustentabilidade, como o nome indica, e na economia circular. Tem como objetivos criar parcerias para mudar linhas de ação como forma de ajudar as populações a caminhar para uma maior sustentabilidade e para uma harmonização com as condições naturais.

Neste sentido pretendem, ao longo deste semana, conhecer as realidades de Abrantes e têm já reuniões agendadas com o TagusValley, Escola Profissional de Desenvolvimento Rural, Associação Comercial e Empresarial de Abrantes e ainda a unidade de eco-turismo Colinas do Tejo.

Já a EBV – Associação Europeia de Educação trabalha na área das parcerias educacionais, nomeadamente no programa Erasmus Mais, destinado a intercâmbios entre alunos do ensino profissional.

Estas duas organizações trabalham na base do voluntariado e têm nas suas fileiras um abrantino. Foi a presença de Rui Luz que os fez vir até Abrantes para conhecer esta realidade e tentar encontrar formas de ajudar a alavancar o crescimento com sustentabilidade no concelho.

Na manhã do último sábado, 24 de julho, as organizações juntaram uma série de convidados de entidades de Abrantes [Câmara Municipal, Associação Comercial e Empresarial, TagusvalleyACROM – Associação Cultural das Rotas de Mouriscas, Colinas do Tejo] no sentido se dar a conhecer os objetivos das organizações e desta visita.

Como a organização trabalha em projetos de sustentabilidade em diversos territórios, Abrantes foi uma escolha natural porque Rui Luz tem fortes ligações a esta região. E nestas matérias querem conhecer aquilo que se está a fazer no sentido de poderem perceber, acima de tudo, de que forma é que é poderão, no futuro, colaborar com as entidades desta região.

E de acordo com Rui Luz, uma das coisas que o presidente da organização, Tarik Mustafa, verificou foi a existência de uma monocultura de eucalipto. Isso não é bom para a sustentabilidade, muito menos para o combate às alterações climáticas que estão cada vez mais da ordem dia. E nesse ponto, muito sensível, temos visto aquilo que se tem passado na Europa central, com as inundações que têm assolado a região.

Martin Wittau, o vice-presidente da Associação Federal para a Sustentabilidade da Alemanha deixou claro que todo o trabalho desenvolvido pela estrutura é voluntário e que não têm apoios governamentais. A fonte de financiamento é feita através das investigações que fazem para o Ministério da Educação e Desenvolvimento da Alemanha.

Estes responsáveis das organizações vieram a Portugal com o intuito de poderem conhecer aquilo que se está a fazer, as ideias que andam no terreno, os pensamentos que os responsáveis destas entidades têm. E querem, depois, colaborar neste trabalho de conhecimento em rede. Acima de tudo, a ideia de poder germinar em Portugal, não apenas no território de Abrantes, uma organização na área da sustentabilidade seria o ideal. É que, como deixou claro, o objetivo não é andar de terra em terra a espalhar conhecimento, muito pelo contrário.

E ambos deixaram claro que também não há aqui nenhuma varinha mágica para resolver problemas que existem neste território de Abrantes, que precisa de ser alavancado. “Não queremos aplicar aqui um projeto da Alemanha. São territórios e culturas diferentes”, afirmou Tarik, deixando claro que querem, antes, contribuir com conhecimento. Trata-se de uma das maiores ferramentas dos nossos dias.

Paula Grijó, vereadora da Câmara Municipal de Abrantes, recebeu a comitiva das duas organizações, deixando as portas abertas para esta futura colaboração ou parceria entre estruturas dos dois países.

Rui Luz destacou à Antena Livre a curiosidade dos alemães em conhecer os projetos, nomeadamente o Tagusvalley e também a unidade de ecoturismo Colinas do Tejo, de Mouriscas.

Rui Luz

No que diz respeito ao Erasmus Mais, Rui Luz, explicou que a organização tenta procurar parcerias na Europa para fomentar este intercâmbio entre estudantes. Refira-se que o Erasmus Mais é um programa de intercâmbio na área da educação que funciona tal como o Erasmus. Só que este aplica-se a alunos do ensino profissional e não universitário.

As visitas mais técnicas e programadas estão agendadas para as manhãs, pelo que durante a tarde, qualquer outra entidade desta região pode ir ter com as organizações, na Quinta de Dona Amélia.

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes