Incêndios: Mais de 60 concelhos de 10 distritos em risco máximo – Rádio Tágide

Incêndios: Mais de 60 concelhos de 10 distritos em risco máximo

Mais de 60 concelhos dos distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Santarém, Portalegre e Faro apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos do continente (18) em risco muito elevado e elevado de incêndio.

O risco de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até terça-feira

Este risco determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente limpo, apresentando-se temporariamente muito nublado no litoral a norte do Cabo Raso até ao fim da manhã, podendo persistir em alguns locais ao longo do dia.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante norte, rodando para sudoeste na costa sul do Algarve durante a tarde, sendo por vezes forte na faixa costeira ocidental a sul do Cabo Raso e nas terras altas, em especial durante a tarde.

A previsão aponta ainda para a possibilidade de formação de neblina matinal ou nevoeiro matinal no litoral Norte e Centro e pequena descida da temperatura máxima nas regiões Norte e interior Centro.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 13 graus Celsius (Braga, Viana do Castelo, Portalegre, Beja e Évora) e os 17 (em Faro) e as máximas entre os 20 (em Aveiro e no Porto) e os 33 (Évora e Castelo Branco).

Lusa

 

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes