Mação: Largo dos Combatentes foi inaugurado com festa para a comunidade – Rádio Tágide

Mação: Largo dos Combatentes foi inaugurado com festa para a comunidade

Esta terça-feira, feriado, 5 de outubro, foram inauguradas as obras de requalificação do Largo dos Combatentes, em Mação.

Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação, sublinhou a importância “do ato simbólico” e disse que a requalificação do Largo “é uma obra que dignifica a vila de Mação, dignifica o concelho e dignifica também a memória daqueles que o concelho de Mação homenageia com os dois monumentos” patentes no espaço.

O Largo dos Combatentes conta dois Monumentos que imortalizam os combatentes naturais do concelho de Mação que perderam a vida em episódios de conflito, quer na Guerra do Ultramar, quer na I Grande Guerra.

“Pensámos fazer estas obras, também na sequência da requalificação do Cineteatro Municipal, para criarmos um espaço mais harmonioso, mais convidativo a ser usufruído pelas pessoas, onde as pessoas possam também conviver. Um espaço que possa servir de união e de centralidade na vila de Mação”, afirmou o presidente da Câmara.

Para Vasco Estrela, “foi uma obra bem conseguida, provavelmente com algumas opiniões divergentes sobre algumas características da mesma”. No entanto, afirmou que “tentámos fazer o melhor para deixar um espaço agradável para que as pessoas possam conviver”

O autarca lembrou que o Jardim dos Combatentes é a terceira requalificação de “locais e edifícios emblemáticos na vila” feitos no atual mandato autárquico, após as obras no antigo quartel dos bombeiros “onde hoje funciona uma resposta social para crianças e jovens portadores de deficiência” e do Cineteatro, que, segundo o autarca, será inaugurado “até final do ano”.

“Penso, por isso, que temos hoje uma vila mais bonita, mais atrativa e estamos todos nós, comunidade maçaense, de parabéns. Faço votos que todos possam sentir este espaço como sendo o seu espaço, onde possamos viver momentos de alegria, de cultura mas mais do que isso, que possa servir para nos unirmos e para podermos partilhar aqui muitos momentos onde todos nos sintamos bem”, disse Vasco Estrela.

O presidente pediu depois para que “possam passar a palavra e dizer que Mação está hoje uma vila mais bonita. É a nossa vila, é sempre a vila mais bonita porque é a nossa”.

A tarde contou depois com um concerto pela Sociedade Filarmónica União Maçaense (SFUM), com a participação especial da fadista e cantora Carolina Siborro, que atuou acompanhada pela Banda Filarmónica com regência do maestro Joel Rodrigues.

O concerto integrou o festival “Música e Monumentos” dinamizado pela Confederação Musical Portuguesa, a que a SFUM se associou.

 

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes