Abrantes: José Martinho Gaspar apresenta livro “Contos Daqui e Dali” – Rádio Tágide

Abrantes: José Martinho Gaspar apresenta livro “Contos Daqui e Dali”

A Associação Cultural Palha de Abrantes abre portas esta sexta-feira à noite para a apresentação do novo livro de José Martinho Gaspar, “Contos daqui e dali”. Será às 21h30, na esplanada do Sr. Chiado, junto à Câmara Municipal de Abrantes.

Neste livro publicado pela Médio Tejo Edições, com a sua chancela nacional, Origami Livros, José Martinho Gaspar revela-nos as várias facetas da sua escrita e do seu talento. As histórias que nos conta são marcadas por vezes por um realismo duro, noutras pela beleza ou surrealismo dos sonhos. Tanto nos provocam como nos desarmam com um sorriso – cada uma é um bilhete para uma viagem inesperada.

São cerca de 50 pequenos contos ilustrados pelas crianças da Escola de Ócio da Associação Cultural Palha de Abrantes, num livro com design de Paulo Graça e Paulo Passos, da Napperon.

José Martinho Gaspar nasceu em Água das Casas, Abrantes, em 1967. Professor de História por missão, descobriu na palavra escrita um hobby e uma paixão. É diretor da revista de História local Zahara há 19 anos e autor de vários livros de não-ficção, como “Os Discursos e o Discurso de Salazar” (2001), “A Primeira República em Abrantes” (2005), “Água das Casas: Memórias de uma comunidade” (2015), “Sport Lisboa e Abrantes/Sport Abrantes e Benfica: 100 anos” (2016) e “Almanaque da História de Portugal” (2020).

Publicou livros de contos (“Histórias Desencantadas”, 2012; “Histórias de Ter de Ser”, 2017) e uma história para crianças (“Um Mundo Quadrado: Visto aqui deste lado”, 2015).

Premiado em diversos concursos literários nos últimos 15 anos, foi distinguido com o Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal, em 2019, com o romance “Vidas por Fios”.

Este ano foi distinguido ainda na 3ª edição do Prémio Literário do Médio Tejo, na categoria de Não-Ficção, com o livro “50 Anos do Liceu de Abrantes”, escrito em parceria com o historiador Joaquim Candeias da Silva. A obra será publicada em breve, numa co-edição entre a Médio Tejo Edições e a Câmara Municipal de Abrantes.

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes