Ponte de Sor: Autarca quer construção do IC9 para ligar Ponte de Sor à A23 (C/ÁUDIO) – Rádio Tágide

Ponte de Sor: Autarca quer construção do IC9 para ligar Ponte de Sor à A23 (C/ÁUDIO)

A inauguração contou com a presença do ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos. À Antena Livre o ministro não quis falar sobre uma das duas infraestruturas rodoviárias que mais falta fazem ao concelho de Ponte de Sor. Trata-se do IC9 que está incluído no Plano Nacional de Infrestruturas 2030 e que prevê a construção de uma via rodoviária entre Ponte de Sor e a A23 em Abrantes, com a construção de uma ponte sobre o Tejo.

Hugo Hilário aproveitou esta abordagem e, em privado, vincou ao ministro a necessidade de construção do IC9, primeiro, e do IC 13 (Alter do Chão / Ponte de Sor / Lisboa) numa segunda fase. “Estes eventos [Air Summit] são também para isso mesmo”, vincou Hugo Hilário que defende para todo o norte do Alentejo a construção destas duas vias para ligar o território, e o seu concelho, a Lisboa e à via de acesso à Europa (A23).

O presidente da Câmara de Ponte de Sor disse que é por eventos destes que os ministros vêm ver aquilo que se faz e, por outro lado, as necessidades que existe. É uma espécie de dois em um. Hugo Hilário disse que a autarquia já deu sinais de que é preciso olhar para estes territórios com uma discriminação positiva ao contrário daquilo que foi feito ao longo de décadas.

Estas duas vias são vitais para toda a região e Hugo Hilário disse que tanto o IC9 como o IC 13 constam do Plano Nacional de Infraestruturas 2030, mas falta o cabimento da verba. O autarca disse que “comprometi-me, aqui hoje com o próprio ministro [Pedro Nuno Santos] em discutir e ver nos próximos tempos. Vamos primeiro tratar desse (IC9) e depois pensar no IC13 para Lisboa que isso então era a cereja no topo do bolo. Uma coisa de cada vez”.

Hugo Hilário deu o exemplo do Air Summit para dizer que “já podemos reclamar, no bom sentido, porque estamos a fazer a nossa parte e já mostramos a dinâmica que aqui existindo outras acessibilidades, porque as aéreas já garantimos. Mas as terrestres também fazem falta para ajudar o interior do país para poder competir com outras tendo à sua mercê os mesmos meios”.

Hugo Hilário, presidente CM Ponte de Sor

Por estes dias Ponte de Sor é, pelo menos da Europa, o centro das atenções no que à aeronáutica e aviação civil diz respeito. Depois de um ano de interregno por causa da pandemia o Portugal Air Summit voltou ao aeródromo daquele concelho e acolhe em três dias mais de 200 oradores, uma mostra de empresas, demostrações, o concurso europeu de Rockets para alunos de aeronáutica e espetáculos aéreos.

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes