EuRoC 2021: Dinamarqueses e Italianos com lançamentos bem-sucedidos em céu português (C/FOTOS) – Rádio Tágide

EuRoC 2021: Dinamarqueses e Italianos com lançamentos bem-sucedidos em céu português (C/FOTOS)

O Campo Militar de Santa Margarida, concelho de Constância, teve nesta quarta-feira, 13 de outubro, o segundo dia de lançamentos da segunda edição do European Rocketry Challenge, EuRoC 2021. Esta é a maior competição europeia de foguetes desenhados e construídos por estudantes universitários.

A equipa italiana Skyward Experimental Rocketry, com estudantes do Politecnico di Milano, e a equipa dinamarquesa DanSTAR, com estudantes da Technical University of Denmark, foram as responsáveis pelos dois únicos lançamentos totalmente bem-sucedidos na tarde de ontem. Algumas horas após o lançamento, e apesar das dificuldades na leitura do sinal de localização do rocket, os estudantes italianos acabaram por recuperar o foguetão intacto e pronto para ser relançado.

A equipa suíça EULER, formada por estudantes da Akademische Raumfahrtinitiative Schweiz, conseguiu também um lançamento efectivo, mas o motor registou uma falha e o foguetão não atingiu a altitude prevista, e que era cinco mil metros.

Registaram-se ainda outros dois lançamentos, mas infelizmente não foram bem sucedidos – a Space Team Aachen, com estudantes da universidade de Achen, Alemanha, e da Piccard, com estudantes da ARIS, na Suíça. Em ambos os casos com problemas na ignição dos motores.

A Space Team Aachen teve uma nova oportunidade de lançamento esta tarde, na janela das 14:00-15:00. Além desta segunda tentativa, hoje estavam ainda previstos os lançamentos das equipas de estudantes das universidades de Bath, no Reino Unido, da EPFL, Suíça, e da AGH, da Polónia.

Esta segunda edição da competição promovida pela Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, destina-se a estimular os alunos de engenharia a projetar, construir e lançar os seus próprios “rockets” a partir do Campo Militar de Santa Margarida.

Num plano mais alargado, a competição, que faz parte da estratégia da Agência Espacial Portuguesa, visa despertar os jovens para as áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) fortalecendo competências na área do Espaço por meio da pesquisa, educação e cultura científica.

Esta edição do EuRoc inclui pela primeira vez uma equipa portuguesa, a RED, do Instituto Superior Técnico, que faz parte do núcleo de aeronáutica do IST, foi constituída em 2017, e conta hoje com um grupo de 50 estudantes. O seu objetivo é projetar, construir, testar e lançar foguetes.

Os alunos do Técnico já lançaram um total de quatro foguetes e estão agora a preparar a missão Blimunda, que estará a participar no EuRoc, com lançamento previsto para a tarde de sábado, dia 16 de outubro, no campo Militar de Santa Margarida.

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes