Abrantes: Escola Dr. Manuel Fernandes inaugura ponto de observação da paisagem e entrega-o à comunidade – Rádio Tágide

Abrantes: Escola Dr. Manuel Fernandes inaugura ponto de observação da paisagem e entrega-o à comunidade

Foi apresentado na manhã desta sexta-feira, 22 de outubro, o novo ponto de observação da paisagem junto à Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes. Fica na encosta, junto à estrada de acesso ao açude, com vista para o Tejo. É agora um espaço aberto à comunidade e que tem ainda um trilho de 2,3 quilómetros.

Alcino Hermínio, diretor da escola, apresentou o projeto que envolveu vários alunos e professores, tendo por base o Clube de Ciência Viva.

“Isto foi um sonho que já começou há muitos anos e que não acabou, esta é mais uma fase” pois a Escola Dr. Manuel Fernandes “tem o privilégio de ter esta encosta e o rio Tejo e esta paisagem fantástica”. Alcino Hermínio revelou que “há muitos anos que tentamos tirar partido da encosta para as aulas e trabalhos de campo e que agora conseguimos”.

Para além do ponto de observação da paisagem, “que é uma oportunidade para aprender ciência mas também para ler um poema ou ouvir música”, foi também “criado um trilho que tem agora melhores condições e que vamos começar a explorar, com segurança, e que é uma oportunidade para aprender muitas coisas”. O diretor acrescentou que o trilho tem várias hipóteses de circular até ao Tejo, “não é um trilho difícil” e que “vale muito a pena pela paisagem”.

“O desafio que nasce aqui é tirarmos melhor partido deste privilégio que temos deste espaço fantástico e que fica aberto à comunidade, o que nos enche de orgulho”, disse Alcino Hermínio.

A criação do espaço contou também com o apoio da Câmara Municipal de Abrantes, através das Divisões de Desporto e de Ambiente, e, em representação da Autarquia, esteve o vereador Luís Filipe Dias que agradeceu a colaboração de todos os envolvidos. Destacou o “espaço magnífico” onde se pôde apreciar poesia e música e “desfrutar desta paisagem”, sendo que “o silêncio é a melhor das harmonias”.

“Enquanto antigo aluno desta escola, estou muito feliz”, afirmou.

A professora Maria José Oliveira, do Clube de Ciência, explicou que este novo espaço aberto pela escola à comunidade contou com a participação de muita gente pois “são projetos que não se podem fazer sem a colaboração de uma equipa e o contributo de uma escola”.

A professa espera que tanto o ponto de observação como o trilho, possam ser usufruídos por muita gente pois “são entregues à comunidade, o que nos deixa mais ricos”. Explicou que, ao longo do trilho, “já colocámos algumas placas de identificação que ajudam a interpretar o espaço e será uma mais-valia para todos”. No entanto, este é apenas o primeiro trilho que foi aberto. É que “há muito para descobrir”.

Foi a atividade de Clube de Ciência da escola “que nos proporcionou a verba para a construção do painel, com o auxílio da Câmara Municipal, bem como para a colocação dos bancos”.

A apresentação do painel no novo ponto de observação da paisagem contou com momentos de poesia e de música, interpretados pelos alunos da Escola Dr. Manuel Fernandes.

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes