Almeirim, Coruche, Ourém; Torres Novas e Salvaterra com campanhas de apoio ao comércio – Rádio Tágide

Almeirim, Coruche, Ourém; Torres Novas e Salvaterra com campanhas de apoio ao comércio

A Câmara de Coruche duplica este ano os apoios à iniciativa “No Natal, Comércio Local”, que em 2020 atribuiu 15 prémios no valor de 3.000 euros a clientes do comércio local, e criou uma campanha de raspadinhas para a restauração.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Coruche (Santarém) afirma que a iniciativa conta este ano com uma campanha específica para a restauração, através de raspadinhas premiadas, e é reforçada com o dobro dos prémios (30 prémios) e o dobro do valor atribuído (6.000 euros), sendo que um dos prémios unitários ascende a 1.000 euros.

Nas campanhas “No Natal, Comércio Local” e “No Natal, Restauração Local”, que decorrem de 15 de novembro de 2021 a 06 de janeiro de 2022, os clientes recebem senhas de participação, no caso do comércio local, ou raspadinhas, na restauração, por cada 15 euros em compras.

Os 30 prémios a atribuir em sorteio, na forma de cheques-prenda, têm valores que vão de 50 euros a 1.000 euros (1.º prémio) e poderão ser utilizados em qualquer estabelecimento aderente do comércio local, sendo que serão entregues mediante apresentação da fatura à qual corresponde a senha premiada. Já na campanha da restauração, as raspadinhas contêm brindes em espécie e ‘vouchers’ de passeios de balão, acrescenta a nota.

Já a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos organiza, pelo nono ano consecutivo, a Campanha “Natal e a Economia Local” para dinamizar e atrair os consumidores para a compra de produtos no concelho.

De 01 de novembro de 2021 até 01 de janeiro de 2022 a autarquia distribui gratuitamente a todos os estabelecimentos do comércio local aderentes senhas que podem habilitar os seus clientes, por cada compra superior a 20 euros, a “vales de compras” que vão dos 30 aos 200 euros, num total de 17 prémios, a sortear na Falcoaria Real no dia 07 de janeiro de 2022.

Em comunicado, a Câmara de Salvaterra de Magos (Santarém) destaca outras iniciativas em curso nesta época, como os projetos “Montras de Natal”, que pretende incentivar os comerciantes a decorarem e iluminarem os seus estabelecimentos e montras, e “Arte (s) nas Montras”, o qual se realiza de 01 a 31 de dezembro para promover e divulgar o artesanato, os produtos e as obras dos artistas locais.

O município promove ainda a Feira do Livro de Natal e atividades como teatro infantil, animação de rua, exposições, concertos, entre outras.

A Câmara de Ourém, no distrito de Santarém, lançou, pelo segundo ano consecutivo, uma campanha para apoiar o comércio local no Natal, com a atribuição de prémios, afirmou hoje à agência Lusa o presidente do município.

Luís Albuquerque explicou que a campanha, denominada “No Natal compre no comércio local e… ganhe prémios!”, foi uma medida tomada em 2020 “vocacionada para apoiar o comércio local, muito afetado por esta pandemia” de covid-19 e, “devido à aceitação e sucesso”, entendeu-se repetir.

“Embora a situação esteja bem mais calma do que no ano passado, a pandemia não acabou e ainda é normal que exista algum reflexo negativo nas compras no comércio local”, disse Luís Albuquerque.

Segundo informação disponibilizada no sítio na Internet do município, a iniciativa, que conta com o apoio da Associação Empresarial Ourém-Fátima, “pretende estimular o consumo junto dos estabelecimentos locais durante a época de Natal, contribuindo de igual modo para a dinamização e revitalização” desta atividade “num ano particularmente difícil para a economia local”.

A campanha nos estabelecimentos comerciais aderentes do concelho começa em 01 de dezembro e termina em 06 de janeiro de 2022, e “cada cliente habilita-se a ganhar vales de compras no valor de 50 euros cada, sorteados nas lojas aderentes ao máximo de três por estabelecimento”.

O sorteio dos prémios a atribuir realiza-se em 10 de janeiro, sendo que “o vale de compras deve ser utilizado até à data-limite de 31 de maio de 2022”.

“Os ‘vouchers’ atribuídos não poderão ser descontados em compras de bebidas alcoólicas, tabaco e jogo”, de acordo com o ‘site’.

O presidente da Câmara de Ourém adiantou que na primeira edição desta campanha, em 2020, “aderiram 181 estabelecimentos por todo o concelho”.

Em Almeirim a Câmara Municipal volta este ano a promover a campanha “5 Val€ o Dobro”, para incentivar e dinamizar o comércio local na época natalícia, com a emissão de 8.000 vales de compras.

Em comunicado, o município afirma que, com um investimento de 40.000 euros, o dobro do da primeira edição, em 2020, permite “um incremento no volume de negócios dos comerciantes locais de 80.000 euros”, já que cada vale tem o valor de 10 euros, custando 5 euros ao consumidor, podendo cada contribuinte, maior de idade, adquirir até 5 vales.

A venda dos vales iniciou-se na passada segunda-feira, podendo ser adquiridos no Espaço do Cidadão/tesouraria da CMA e no Posto de Turismo junto à Arena d`Almeirim, afirma a nota.

E em Torres Novas o município vai promover, de 02 de dezembro a 08 de janeiro, a campanha “Torres Novas – Natal Local” para incentivar o consumo local e reduzir os impactos das “quebras substanciais” provocada pela pandemia da covid-19.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Torres Novas (Santarém) afirma que cartões de 10 e 20 euros podem ser adquiridos pelos munícipes por metade do valor, numa campanha que visa “tornar o comércio local mais atrativo, apoiar a economia local, a manutenção do emprego, bem como apoiar a população em geral”.

O município investe 50.000 euros nos cartões, que representarão 100.000 euros a entrar na economia local, sendo que cada munícipe pode adquirir 25 euros, o que representará 50 euros em cartão, com os comerciantes a serem reembolsados posteriormente pelo município dos cartões utilizados no seu estabelecimento, acrescenta.

C/ Lusa

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes