E Abrantes iluminou-se… de Natal! (C/ÁUDIO E FOTOS) – Rádio Tágide

E Abrantes iluminou-se… de Natal! (C/ÁUDIO E FOTOS)

Chega o final de novembro, nas rádios e nos sistemas sonoros de estabelecimentos comercial multiplicam-se as músicas “com sininhos” alusivas à quadra festiva que começa a entrar pelas nossas casas dentro cada vez mais cedo.

E no dia 30 de novembro Abrantes ganhou mais luz noturna quando o presidente da Câmara Municipal, Manuel Jorge Valamatos, carregou no botão a aplicação informática no seu telemóvel e ligou a iluminação de Natal da cidade, do centro histórico da cidade. Só a torre já se mostrava imponente no Alto de Santo António, com as fitas de led que a transformam até dia 6 de janeiro numa das maiores árvores de Natal do País. São muitos milhares de led que se fazem mostrar lá longe, nos locais onde se começa a ver a colina da cidade.

Quanto ao Natal no centro histórico o presidente fez questão de salientar que os 30 mil euros investidos na iluminação têm este ano mais locais “enfeitados”. Apontou depois à praça Barão da Batalha onde estão pinheiros naturais para os cidadãos poderem levar e criar, cada um à sua maneira, a árvore de Natal. Estes pinheiros são oferecidos e resultam de operações de desbaste de plantações florestais.

Manuel Jorge Valamatos afirmou que autarquia e Associação Comercial e Empresarial (ACE) têm um compromisso de “no próximo ano lançar em conjunto campanhas capazes de mobilizar, ainda mais, a comunidade em torno deste momento festivo”.

Ainda antes de ter percorrido todas as ruas iluminadas o presidente da Câmara deixou a informação que há um conjunto de atividades programadas até 31 de dezembro, ainda muito condicionadas pelos tempos de pandemia. Há um concerto de Natal, o concerto dos Vox Populi (dia 1 de dezembro, pelas 11 horas na praça Barão da Batalha), ações com alunos, férias jovens, ações para contar histórias. E vincou ainda o lançamento de uma campanha “Neste Natal compre no comércio local”.

Manuel Jorge Valamatos

O autarca deixou claro que ainda estamos muito condicionados pelos números da pandemia, mas mesmo assim notou que há um conjunto de ações que pretendem dinamizar o comércio local.

 

JBJ

 

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes