Equipa do Projeto Erasmus+ do Agrupamento de Escolas nº1 em visita a Praga – Rádio Tágide

Equipa do Projeto Erasmus+ do Agrupamento de Escolas nº1 em visita a Praga

Integrado no Projeto Erasmus+ “PLANS- Planning Learning Approaches for Nowadays Students”, as alunas Beatriz Nabais, Lara Domingos, Maria Inês Dias e Mariana Violante acompanhadas pelas professoras Ana Maria Rico, Maria Cristina Ruivo da Silva e Maria da Glória Torres d’Albuquerque participaram, na semana de 22 a 27 de novembro, num encontro em Praga – República Checa, onde tiveram a oportunidade de contactar com colegas e professores da Roménia, República Checa, Espanha e Alemanha. Tratou-se da terceira mobilidade do projeto.

Este projeto aponta para o caminho da modernização da prática letiva pautado pelo desenvolvimento de aplicações em inglês, por novas metodologias de lecionação de conteúdos em língua(s) materna(s) e inglês (CLIL e PBL), pela articulação disciplinar e pela utilização de diversas e, algumas delas, inovadoras ferramentas digitais.

A diretora da escola Tyršova Základní škola a Mateřská škola-Praha recebeu uma lembrança da parte do nosso Agrupamento, mais concretamente um lindo quadro alusivo à nossa cidade, criado pela aluna Ana Antão sob orientação do docente Luís Reis.

Ao longo da semana foram desenvolvidas várias atividades das quais se destacaram a apresentação de trabalhos dos alunos, realizados antes da mobilidade e workshops sobre educação ambiental e tecnologia virtual.

No âmbito do tema “Herança cultural” foi-nos proporcionada uma visita ao centro histórico e ao Castelo de Praga declarados Património da Humanidade pela Unesco. As docentes presentes nesta mobilidade realçaram o elevado grau de participação das alunas envolvidas, o nível de empatia que criaram com os outros docentes e alunos e a satisfação de verificarem como esta deslocação constituiu, de acordo com os seus testemunhos, uma enorme e excelente experiência nas suas vidas.

Este encontro serviu, também, de base para a preparação de trabalhos que serão apresentados no próximo encontro que, se a situação pandémica o permitir, se realizará na Alemanha.

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes