Crise/Energia: Preço da eletricidade no mercado grossista ibérico sobe para máximo de sempre – Rádio Tágide

Crise/Energia: Preço da eletricidade no mercado grossista ibérico sobe para máximo de sempre

O preço da eletricidade no mercado grossista (`pool`) ibérico foi fixado para quarta-feira em 291,73 euros por megawatt por hora (MWh), o mais alto da história, após seis dias de aumentos.

De acordo com os dados finais publicados pelo Operador do Mercado Ibérico de Eletricidade (OMIE), o preço máximo de quarta-feira é 1,3% superior ao preço fixado para hoje, bem como 1,1% superior ao máximo anterior, registado em 07 de outubro (288,53 euros/MWh).

Depois deste aumento, a eletricidade será 168% mais cara na quarta-feira do que há apenas uma semana (quando foi negociada a 108,73 euros/MWh, em 8 de dezembro) e será quase cinco vezes o preço fixado pela `pool` na segunda quarta-feira de dezembro do ano passado (49,34 euros/MWh).

Além disso, o preço da electricidade será, pela primeira vez, superior a 290 euros/MWh.

A barreira dos 200 Euros/MWh foi alcançada em quase 70% dos dias de outubro, em 45% dos dias de novembro e em 13 dos primeiros 15 dias de dezembro.

Até agora, o preço médio da eletricidade deste mês é de 221,10 euros/MWh, 14% superior à média registada em novembro (193,43 euros/MWh), e quase 10,5% superior ao de outubro (200,06 euros/MWh), o mês mais caro até à data.

Os aumentos de preços que afetam uma grande parte da Europa devem-se, entre outros fatores, ao aumento do preço do gás nos mercados internacionais, que é utilizado em centrais elétricas de ciclo combinado e que fixa o preço de mercado na maioria das vezes do dia, e ao aumento do preço dos direitos de emissão de dióxido de carbono (CO2).

No resto dos mercados europeus, o preço médio será ainda mais elevado do que o do mercado espanhol, em França atingirá 346,28 euros/MWh; em Itália, custará 309,68 euros/MWh; no Reino Unido também excederá os 300 euros/MWh (263,33 libras/MWh), e na Alemanha o valor será de 295,20 euros/MWh.

Portugal e Espanha partilham o mesmo mercado grossista e o preço médio da eletricidade é igual entre os dois países.

Lusa

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes