Abrantes: Pedro Grave renuncia ao mandato na Assembleia Municipal. Distrital do BE reprovou acordos feitos com partidos da direita – Rádio Tágide

Abrantes: Pedro Grave renuncia ao mandato na Assembleia Municipal. Distrital do BE reprovou acordos feitos com partidos da direita

Pedro Grave, o cabeça de lista do BE à Assembleia Municipal de Abrantes e único eleito para este órgão por aquela força política, renunciou esta semana ao seu lugar de deputado Municipal.

Em causa terá estado uma posição, entretanto do conhecimento público, assumida pela distrital do Bloco de Esquerda de Santarém a propósito de um acordo que envolveu quase todos os partidos da oposição em Abrantes na formação de uma lista para a Assembleia Intermunicipal do Médio Tejo.

Nesse sentido o secretariado da Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda de Santarém revela, em nota enviada às redações que ao tomou conhecimento [através da comunicação social] do acordo existente entre o Bloco de Esquerda, o Partido Social Democrata, ALTERNATIVAcom e o Chega para apresentar lista alternativa à do PS, para representação da Assembleia Municipal de Abrantes na Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.

Nesta mesma nota a distrital bloquista indica que “não foi consultada nem se revê em qualquer acordo formal ou informal com partidos de direita, distanciando-se da decisão de integração de listas, ou ações que apoiem, ou promovam políticas de direita em qualquer contexto”.

A distrital do BE esclarece que “reprova o acordo na Assembleia Municipal de Abrantes”.

E depois vai mais longe e acrescenta que também reprova um outro acordo “levado a cabo na freguesia de Alvega e Concavada, no concelho de Abrantes, que num entendimento com o PSD inviabilizou uma solução à esquerda provocando eleições intercalares para a respetiva União de Freguesias.”

Em causa parece ter estado o acordo para a elaboração de uma lista em que o PSD de Abrantes pretendeu juntar os partidos da oposição para concorrer numa lista alternativa à do PS para os 4 lugares da Assembleia Intermunicipal do Médio Tejo. A lista integra João Fernandes (PSD), José Rafael Nascimento (ALTERNATIVAcom), Pedro Grave (BE), Luís Carloto (CHEGA) e tem como suplentes, João Paulo Rosado (PSD) e Sónia Pedro (ALTERNATIVAcom).
Nesta eleição, na Assembleia Municipal de dia 10 de dezembro, foram eleitos para a Assembleia Intermunicipal do Médio Tejo António Mor e Piedade Pinto, pelo PS, João Fernandes pelo PSD e José Rafael Nascimento pelo ALTERNATIVAcom. Na lista, Pedro Grave era o terceiro e primeiro substituto nas ausências dos membros eleitos para aquele órgão.

Recorde-se que a CDU de Abrantes já tinha reagido ao acordo feito entre as quatro forças políticas e adiantou que os ativistas da coligação “decidiram declinar o convite por não se reverem nesta situação e entenderem que as populações nada teriam a ganhar com tal acordo para um lugar de 2.º suplente.”

No mesmo texto a CDU lembra que os partidos “são livres de fazerem os acordos que entendem”, mas acrescenta que estranha “que Rui Rio jure a pés juntos que o acordo feito nos Açores não se repetiria no continente, traçando uma linha vermelha e Catarina Martins que acuse o PSD de dar a mão ao Partido CHEGA, a quem acusa, e bem, de ser um partido racista e xenófobo e que em Abrantes se façam estes acordos por um mero suplente numa comunidade intermunicipal.”

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes