Coronel António Almeida Ferreira é o novo comandante do Campo Militar de Santa Margarida – Rádio Tágide

Coronel António Almeida Ferreira é o novo comandante do Campo Militar de Santa Margarida

O Coronel António Almeida Ferreira tomou posse nesta segunda-feira, dia 20 de dezembro, como Comandante do Campo Militar de Santa Margarida, numa cerimónia que teve lugar nas instalações daquele campo militar.

O Coronel António Marques de Almeida Ferreira substitui no cargo o Coronel Pedro Alexandre Faria Ribeiro.

A cerimónia militar foi presidida pelo Comandante das Forças Terrestres, Tenente-General Martins Pereira, e contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Constância, Sérgio Pereira de Oliveira, do Presidente da Assembleia Municipal, António Fernandes Mendes, do Presidente da Junta de Freguesia de Santa Margarida da Coutada, José Manuel Ricardo, e do Comandante da Brigada Mecanizada, Brigadeiro-General Valente Marques.

A assinatura do Termo de Posse de Comando, bem como a entrega do Estandarte Nacional à guarda do Regimento ao novo Comandante, pelas mãos do Brigadeiro-General Valente Marques, são os momentos marcantes que assinalaram o início do Comando.

A finalizar, o Coronel António Almeida Ferreira procedeu à assinatura da primeira Ordem de Serviço, enquanto Comandante da Unidade.

António Almeida Ferreira é natural da aldeia de Bica, freguesia de S. Miguel do Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo, tem 55 anos, estudou no Instituto Militar dos Pupilos do Exército e na Academia Militar.

Desempenhou funções na Brigada Mecanizada Independente (BMI), foi segundo comandante do Regimento de Apoio Militar de Emergência de Abrantes (RAME) e no início de 2021 regressou à BMI, em Santa Margarida. Desde 20 dezembro que é o novo Comandante do Campo Militar de Santa Margarida.

O campo tem uma área total de 6 400 hectares sendo que tem 350 hectares de aquartelamento. Entre os muitos edifíciosm, tem uma pista de aviação, heliportos, carreiras de tiro para armas ligeiras, carros de combate e lança granadas e tem ainda uma pista de combate. O Campo Militar de Santa Margarida está na dependência orgânica da Brigada Mecanizada Independente juntamente com outras estruturas como o Batalhão de Infantaria Mecanizada de Lagartas; o Grupo de Carros de Combate​; o Grupo de Artilharia de Campanha​; o Esquadrão de Reconhecimento; o Batalhão de Apoio de Serviços; a Bateria de Artilharia Antiaérea; a Companhia de Engenharia de Combate Pesada; a Companhia de Transmissões​; e a Companhia de Comando e Serviços​.

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes