Abrantes: Autarquia já tem três casas para resposta de alojamento urgente e temporário – Rádio Tágide

Abrantes: Autarquia já tem três casas para resposta de alojamento urgente e temporário

São agora três as habitações municipais que passam a estar disponíveis para pessoas oriundas do concelho de Abrantes que se encontrem numa situação de desproteção social e para as quais não existam as respostas necessárias em tempo útil.

Na reunião de Câmara do Executivo Municipal da passada terça-feira, 11 de janeiro, foram aprovadas por unanimidade as propostas de deliberação que diziam respeito a duas habitações, propriedade do Município, localizadas, uma na urbanização de Vale de Rãs, outra no Bairro Municipal, que vão ficar destinadas a resposta de Acolhimento de Emergência para pessoas oriundas do concelho de Abrantes, que se encontrem numa situação de desproteção e vulnerabilidade social/económica.

As duas habitações juntam-se a uma outra já existente para o mesmo efeito, localizada na urbanização da Encosta da Barata, “não sendo esta suficiente para acudir às situações verificadas pelos serviços técnicos da autarquia, agravadas pela situação de pandemia”.

Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes, explicou que “as nossas casas no âmbito da habitação social têm contornos diferentes, em função da especificidade dos seus Regulamentos e esta é uma resposta que sentimos necessidade de pontualmente fazer e, para além da que temos, precisamos de ter mais”.

A organização e funcionamento das habitações é regulada pelas disposições do regulamento de utilização da resposta de habitação “Casa da Encosta”, publicado no Diário da República de 9 de julho de 2021.

Foto: Município de Abrantes

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes