“Flores de Paz” na Capela de N.ª Sra. do Carmo – Rádio Tágide

“Flores de Paz” na Capela de N.ª Sra. do Carmo

O concelho de Sardoal é detentor de uma forte tradição de elaboração de tapetes de flores no interior das capelas e igrejas por ocasião da Semana Santa e Páscoa, motivo pelo qual o Município foi convidado a associar-se, neste complexo momento histórico, à iniciativa global, promovida pela associação da Infiorata artística italiana, Infioritalia, para promover uma mensagem de paz através da linguagem da arte e das flores.

A iniciativa, denominada Flowersofpeace, ou seja, “Flores de Paz”, nasceu de uma ideia de um parceiro da Infioritalia, especialista em tapetes de flores e promotor desta arte, Eduardo Carbone, de Buenos Aires (Argentina).

O desenho, por sua vez, é da autoria de um conselheiro da Infioritalia: Elvio Colanera. Representa uma Pomba da Paz que voa por todos os céus e que traz galhos de oliveira a cada coração. O esboço, simples, mas de grande efeito, será igual para todos os participantes.

A apresentação dos tapetes ao público decorrerá no dia 10 de abril (Domingo de Ramos) em cerca de 60 lugares de diferentes países: Itália, Espanha, Portugal, México, Argentina, Estados Unidos, Panamá, Brasil e Colômbia, continuando, no entanto, a aumentar o número de adesões.

Todos usarão flores e outros materiais vegetais não apenas para sensibilizar para o tema da Paz, mas também para colorir e perfumar locais de todo o mundo. O #flowersofpeace pretende ser um momento de fraternidade, alegria, esperança e felicidade por uma paixão comum, demonstrando o que a Paz traz: Beleza.

No Sardoal, o tapete será elaborado na Capela de N.ª Sra. do Carmo e estará patente ao público nos dias 9 e 10 de abril.

 

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes