Dezenas de embarcações recebem bênçãos na próxima segunda-feira – Rádio Tágide

Dezenas de embarcações recebem bênçãos na próxima segunda-feira

No próximo dia 18 de abril, (Segunda Feira da Boa Viagem / Feriado Municipal), por volta das 13h00 vão chegar a Constância dezenas de embarcações, para participar nas cerimónias do Dia do Concelho.

Recebidas com salva de foguetes e saudação musical pela Banda da Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro, as embarcações são representativas da quase totalidade dos municípios ribeirinhos do Tejo, bem como de alguns particulares do Vale do Zêzere.

Os barcos vão participar num cortejo fluvial nos rios Tejo e Zêzere para receberem as Bênçãos de Nossa Senhora da Boa Viagem que, em terra, percorre as ruas da vila, em Procissão e envolvimento religioso.

As tripulações das embarcações estarão trajadas ao modo das épocas de então, lembrando os tempos em que os rios eram estradas e deles vinha o ganha-pão de grande parte da população.

As cerimónias religiosas em louvor de Nossa Senhora da Boa Viagem terão início às 15h30, com a Missa Solene, seguindo-se a Procissão e as Bênçãos dos Barcos nos rios, e das Viaturas, na Praça Alexandre Herculano.

Para além destas manifestações, as Cerimónias do Dia do Concelho, vão ter início às 11h00 com o Içar das Bandeiras, nos Paços do Concelho, com Guarda de Honra prestada pelos Bombeiros Voluntários de Constância e a presença da Banda da Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro. Às 11h15 decorrerá a cerimónia de Distinção dos Funcionários do Município com 10, 20, 30 e 40 anos de serviço.

 

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes