Concurso “Food Fab Lab” é porta aberta para a inovação alimentar – Rádio Tágide

Concurso “Food Fab Lab” é porta aberta para a inovação alimentar

Depois de quatro edições a avaliar e premiar inovação em produtos alimentares o INOV.LINEA, Tecnologias Alimentares, abriu candidaturas, até 15 de maio, para a 5.ª edição do prémio Food Fab Lab. Trata-se de uma iniciativa nacional promovida pelo Tagusvalley, Parque de Ciência e Tecnologia.

Ou seja, qualquer pessoa, individual ou através de empresa, que tenha um produto alimentar que considere inovador, ou se tem intenção de criar um negócio alimentar, ou até apenas testar um produto que já tenha no mercado pode inscrever-se. O Food Fab Lab pode ser a peça em falta num puzzle de desenvolvimento empresarial ou no lançamento de um novo produto no mercado.

O exemplo do vencedor da edição do ano passado é a melhor forma de “mostrar” as virtudes deste concurso de âmbito nacional.

Rui Lopes apresentou-se ao Food Fab Lab, com o seu pão de medronho. Um produto que tinha começado a desenvolver anos antes, para utilização do medronho de forma diferente das utilizações que, tradicionalmente, eram dadas a este fruto silvestre. De acordo com as investigações de Rui Lopes, o medronho poderia ser mais que um fruto para aguardente, licores ou geleias. E no desenvolvimento da farinha de medronho percebeu que podia fazer um pão com benefícios para a saúde, como fonte de fibras e de hidratos.

Rui Lopes já tinha uma padaria a fazer o seu pão de medronho, mas aproveitou o Food Fab Lab para potenciar ainda mais este produto. O empresário da região de Leiria disse nunca ter corrido atrás de um prémio, mas sim na possibilidade de melhorar a investigação de anos.

Ao ganhar o Food Fab Lab de 2021, para além das melhorias no pão, conseguiu alavancar ainda mais o seu produto. E passou a ostentar na sua comunicação institucional o carimbo de vencedor deste concurso. E foi tanto mais positivo que fechou contrato com a Sonae para poder ter o pão de medronho nas várias lojas deste grupo de retalho.

Rui Lopes acrescentou que a entrada do pão de medronho nos continentes, nas três insígnias, não foi um processo fácil, até porque a sua empresa é pequena e assenta apenas no empresário. Mas o facto é que esta cadeia aposta em produtos “clean label” e o pão de medronho insere-se nesta categoria.

O Food Fab Lab permite ao produto vencedor receber um prémio de 1500 euros em serviços do INOV.LINEA do Tagusvalley. E estes serviços podem ser ao nível do desenvolvimento de produto e oficina de introdução no mercado.

Para além do grande prémio, tal como em anos anteriores, vão ser atribuídos três outros prémios nas categorias: Inovação, Potencial de Mercado e Degustação (com o valor de 500 euros cada).

O Tagusvalley apresentou, nesta quarta-feira, dia 27 de abril, a edição do prémio e onde Paula Grijó, presidente da direção do Parque Tecnológico de Abrantes, destacou que “o prémio Food Fab Lab tem como objetivo apoiar os empresários e dar a conhecer este espaço do Inov-Linea que está ao serviço da comunidade abrantina e da região”.

O laboratório do Food Fab Lab assenta num espaço multi funcional, composto por uma cozinha e uma nave industrial onde estão disponíveis equipamentos e tecnologias dedicados à transformação, investigação e produção à escala piloto de produtos alimentares. Os equipamentos permitem a preparação e transformação de produtos hortofrutícolas e/ou cárnicos.

O júri que avalia os produtos desta edição do Food Fab Lab será constituído pela Escola Superior de Turismo do Estoril, Escola Superior de Santarém, AHRESP, Agrocluster do Ribatejo, Colab, Confraria Enófila de Santarém, Associação Portuguesa de Nutricionistas e, pela primeira vez, o grupo Sonae.As inscrições estão abertas até dia 15 de maio, em www.tagusvalley.pt e podem candidatar-se empresas ou empresários em nome individual, legalmente constituídos na forma de pessoas singulares ou coletivas e/ou pessoas individuais com idade superior a 18 anos.

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes