“Aldeias com Música” tem último concerto em Santiago de Montalegre – Rádio Tágide

“Aldeias com Música” tem último concerto em Santiago de Montalegre

Prestes a concluir o projeto Aldeias com Música”, a Filarmónica União Sardoalense está certa de que “é uma ideia a repetir”, confirma César Grácio, presidente da Direção da FUS.

Depois de Andreus, Valhascos e Panascos, a banda vai agora a Santiago de Montalegre, naquele que será o último de um conjunto de quatro concertos, numa iniciativa da Filarmónica do Sardoal, cujo objetivo era, precisamente, levar a música filarmónica até aos locais mais desprovidos de atividade cultural, ao mesmo tempo que se trabalha no sentido da formação e desenvolvimento de públicos”.

O presidente da FUS acrescenta que “é fundamental divulgarmos a atividade da banda que começa no ensino e formação musical”, através da Escola de Música da Filarmónica. E esse é outro objetivo já alcançado, uma vez que, através da dinamização deste projeto, a Escola de Música da FUS “ganhou” mais três pequenos aprendizes”.

“Estamos cientes que há ainda um longo caminho a percorrer nesta demanda pela continuidade quer da escola, quer da banda da FUS, mas é o nosso trabalho diário e também a nossa principal missão no terreno: não deixar morrer a música e a cultura no Sardoal”, conclui César Grácio.

O último concerto do projeto “Aldeias com Música” decorre já este sábado, dia 14 de maio, pelas 17h00, seguindo se um workshop de instrumentos e uma conversa informal com o público, a ter lugar no salão da Junta de Freguesia de Santiago de Montalegre.

Para o próximo ano, a FUS deixa a promessa de que irá levar a música da Filarmónica a outros locais e a outras aldeias.

Esta iniciativa da FUS foi financiada pela Direção Geral das Artes e contou com o apoio do Município de Sardoal e das Juntas de Freguesia.

O acesso é gratuito.

Fotos: FUS

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes