Doze concelhos de quatro distritos em risco máximo – Rádio Tágide

Doze concelhos de quatro distritos em risco máximo

Doze concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém e Castelo Branco apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco máximo estão os concelhos de ChamuscaConstânciaVila Nova da BarquinhaTomarAbrantesSardoalMação (Santarém), Vila de Rei (Castelo Branco), Gavião (Portalegre), Loulé, São Brás de Alportel e Tavira (Faro).

O IPMA colocou também quase todos os concelhos de Portugal continental, exceto no distrito de Viana do Castelo e alguns em Braga, Porto e Vila Real, em risco muito elevado e elevado.

O risco de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até segunda-feira.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo e subida da temperatura em especial da máxima e no litoral oeste.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante leste, soprando moderado a forte e por vezes com rajadas até 60 quilómetros por hora nas terras altas, em especial da região Centro, até ao final da manhã e a partir do final da tarde.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 8 graus Celsius (em Bragança) e os 17 (em Faro e Portalegre) e as máximas entre os 24 graus (na Guarda) e os 32 (Santarém).