Cabeça Gorda recebe primeiro “Festival Paz” (C/ÁUDIO) – Rádio Tágide

Cabeça Gorda recebe primeiro “Festival Paz” (C/ÁUDIO)

O Festival Paz vai ter lugar no espaço do grupo cultural recreativo e desportivo de cabeça-gorda, na Aldeia do Mato, este fim de semana, dias 18 e 19 de junho. Algumas das atividades disponíveis neste festival vão desde workshops de cosmética natural a sessões “de yoga, atividades para crianças” e ainda introdução ao xamanismo.

O Festival Paz provém de um “projeto mais holístico, que são as aldeias do Zêzere”. Tal como explica Luís Inácio, as aldeias do Zêzere são um projeto de “turismo sustentável, participativo, com impacto nas comunidades”.

Com o Festival Paz, o objetivo é de “envolver as comunidades”, de forma a que exista uma partilha dos costumes, para isto, no festival irá estar a decorrer em simultâneo “alguma mostra de artesanato” com produtos locais. Luís Inácio acredita que esta é uma forma manter a “integridade” destas aldeias, assim como de “gerar alguma atividade”.

Visto que o objetivo é gerar “algum impacto nas comunidades”, segundo Luís Inácio, o facto do Festival da Paz se realizar numa associação traz também “uma ideia de roda motora de dinamismo”. Confessa também que espera que em anos futuros o festival se realize noutras associações das diferentes aldeias.

Luís Inácio acredita que apesar do tipo de festival, que conta com sessões de yoga, meditação e até mesmo sessões de introdução ao xamanismo, espera ter “uma adesão significativa”, mesmo reconhecendo que estas atividades são menos “ortodoxas para uma população mais envelhecida”.

Acresce assim o “propósito” de mostrar a estas “comunidades” novos hábitos saudáveis a nível “emocional e psicológico”.

“Também queremos, naturalmente, trazer pessoas das cidades vizinhas”, é assim que Luís Inácio explica que o Festival da Paz “não se limita” apenas a pessoas das aldeias do Zêzere e que espera que em próximas edições cheguem até a este festival pessoas “das grandes cidades”, como deu o exemplo de Lisboa, Porto e Coimbra.

Relativamente aos bilhetes, estes podem ser reservados previamente ou adquiridos no próprio local do festival. São diversos os bilhetes disponíveis, desde bilhetes apenas para um único workshop a um passe para todo o festival, que disponibiliza o acesso a todas as atividades.

A Maria Francisca Carvalho conversou com Luís Inácio

Luís Inácio explica que existem outras iniciativas em carteiras e que inclusive em 2018 que o “projeto Aldeias do Zêzere foi registado como uma marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial”. Continua por explicar que atualmente se encontram “concentrados no Norte do Concelho de Abrantes”, mas já se encontram a trabalhar no concelho de Vila de Rei e a “tentar de alguma maneira crescer para o Norte”.

O Festival da Paz vai ter lugar este fim de semana, na Aldeia do Mato, e conta com diversas atividades e workshops de bem-estar e hábitos saudáveis a nível emocional, mental e também físico.

Maria Francisca Carvalho

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes