ALTERNATIVAcom organiza sessão pública sobre Orçamento Participativo Municipal – Rádio Tágide

ALTERNATIVAcom organiza sessão pública sobre Orçamento Participativo Municipal

O Movimento ALTERNATIVAcom vai promover esta quarta-feiram dia 22 de junho, uma ação a que chamou “Debate Cívico sobre o Orçamento Participativo de Abrantes”. Trata-se de uma sessão que terá início às 18 horas.

Esta sessão é aberto a todos os cidadãos e conta com as intervenções de Vasco Damas, vereador eleito pelo ALTERNATIVAcom, e Giovanni Allegretti, arquiteto com doutoramento em Planeamento Urbano e Ambiental.

O debate centrar-se-á no reconhecimento da importância do Orçamento Participativo enquanto “instrumento essencial da cidadania participativa, com periodicidade anual, identificando-se modelos eficazes de participação ativa dos cidadãos, de equidade entre territórios demograficamente diferenciados e de execução atempada dos projetos aprovados”.

Giovani Allegreettri é licenciado em Arquitetura e doutorado em Planeamento Urbano, Territorial e Ambiental pela Universidade de Florença (Itália), é investigador sénior do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, integrando o Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito.

Desde 2014, possui a habilitação de professor associado em Itália, onde foi docente de Gestão Urbana e Análise do Território e das Povoações, na Universidade de Florença.
Desempenha atualmente as funções de cocoordenador do Doutoramento em “Democracia no Século XXI”, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC).

Recorde-se que recentemente a Câmara Municipal de Abrantes decidiu suspender o Orçamento Participativo Municipal previsto para 2022 canalizando a verba de 300 mil euros para um programa de apoio ao associativismo, nomeadamente destinado a intervenções no património das associações.

De notar ainda que a autarquia decidiu alterar o regulamento do Orçamento Participativo Municipal no sentido de o tornar num instrumento que possa ser utilizado pelos cidadãos do concelho de Abrantes.

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes