Santarém com plano para ondas de calor preparado e dispositivo de combate a incêndios no máximo (C/ÁUDIO) – Rádio Tágide

Santarém com plano para ondas de calor preparado e dispositivo de combate a incêndios no máximo (C/ÁUDIO)

O plano de intervenção em ondas de calor no distrito de Santarém irá ser acionado, caso a Saúde Pública aumente o nível de alerta, de laranja para vermelho, devido às altas temperaturas esperadas para os próximos dias.

A presidente da Comissão Distrital da Proteção Civil (CDPC), Anabela Freitas, disse, em declarações à Antena Livre esta sexta-feira à tarde, que este órgão reuniu na tarde de quarta-feira, tendo em conta as previsões meteorológicas que apontam temperaturas que poderão chegar aos 45 graus centígrados.

De acordo com a também presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e da Câmara de Tomar, foi decidido que as Comissões Municipais de Proteção Civil (CMPC) vão reforçar a informação sobre as medidas previstas no plano de intervenção em ondas de calor, sobretudo junto dos presidentes das juntas de freguesia, em particular daqueles que assumiram funções nas últimas autárquicas.

Este plano, foi criado em 2015, e estabelece os locais, em cada uma das freguesias do distrito, para onde deverão ser levadas pessoas com maiores fragilidades e que residam em habitações sem condições climatéricas, como idosos, bem como a preparação das unidades hospitalares (que também integram a CDPC) caso seja necessário prestar cuidados médicos, disse.

Mas se há uma preocupação com os riscos do calor para a saúde pública, há uma outra atenção para o risco acrescido de incêndios, uma vez que teremos por estes dias temperaturas muito altas, com ventos moderados e humidade relativa muito baixa.

Aliás há uma “regra” que é considerada a fasquia de risco elevado para os incêndios rurais ou florestais, que é a “regras dos três 30”. Ou seja, temperaturas superiores a 30 graus, humidade inferior a 30% e ventos superiores a 30 Km/hora.

Anabela Freitas destacou que desde o passado sábado, o dispositivo especial de combate a incêndios está “na sua capacidade máxima”.

Tal como na saúde pública, em caso de necessidade de evacuações, os planos operacionais dos municípios têm identificados os locais e instituições para serem colocadas as populações.

Anabela Freitas

Esta onda de calor regista-se num momento em que se vive uma seca. Sobre esta matéria Anabela Freitas reafirmou à Antena Livre que a Proteção Civil garantiu hoje que não há risco de falta de água para consumo humano. Por outro lado, não há também qualquer risco para o abastecimento dos meios aéreos que possam ser acionados para combate a incêndios no interior do país, nomeadamente na Médio Tejo e no Pinhal Interior.

Anabela Freitas

A albufeira de Castelo de Bode estende-se ao longo de 60 quilómetros, atravessa os concelhos de Abrantes, Ferreira do Zêzere, Figueiró dos Vinhos, Sardoal, Sertã, Tomar e Vila de Rei (integrando assim os distritos de Santarém, Leiria e Castelo Branco), e abastece uma vasta região até Lisboa, abrangendo cerca de três milhões de consumidores.

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes