Conhecidos os vencedores do «Melhor Maranho da Sertã» – Rádio Tágide

Conhecidos os vencedores do «Melhor Maranho da Sertã»

O Talho Ivo, de Cernache do Bonjardim, foi o grande vencedor do prémio ?Melhor Maranho da Sertã?, no concurso gastronómico Tradições de Celinda.

O anúncio foi feito no dia 17 de julho, no Festival de Gastronomia do Maranho da Sertã e o primeiro prémio (vale de 250€ para gastar no comércio tradicional) foi entregue ao vencedor, Ivo Inácio, pelo vice-presidente da Câmara Municipal da Sertã, Rui Antunes.

Promovido conjuntamente pelo Município da Sertã e pela Associação de Produtores do Concelho da Sertã (AproSer), este concurso gastronómico tem como objetivo “valorizar e qualificar os produtos e pratos gastronómicos”, designadamente o Maranho da Sertã.

Apresentaram-se a concurso 13 pratos de Maranho, que foram avaliados, em sistema de ‘prova cega’, por um júri que, além do vencedor, escolheu um segundo e terceiro classificado, que receberam também vales de 100 e 50 euros, respetivamente.

No segundo lugar ficou posicionado o Talho Simões, enquanto o lugar mais baixo do pódio foi ocupado pelo restaurante ?Os Combatentes?, da Sertã.

Na avaliação dos produtos a concurso, foram considerados diversos parâmetros: forma, aspeto (exterior e interior), textura, aroma, sabor e ingredientes utilizados.

 

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes