Interior Norte e Centro e região do Algarve em risco máximo – Rádio Tágide

Interior Norte e Centro e região do Algarve em risco máximo

Todo o interior Norte e Centro do país e a região do Algarve estao hoje em perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, estão em perigo máximo mais de 120 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Braga, Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Santarém, Portalegre e Faro.

Na região os concelhos de Abrantes, Barquinha, Constância, Sardoal, Mação, Ourém, Tomar, Ferreira do Zêzere e Chamusca estão em risco máximo. Também Vila de Rei, Sertã, Proença-a-Nova, Oleiros e Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco, e Gavião e Nisa, no distrito de Portalegre, estão com risco máximo nesta terça-feira.

O IPMA colocou ainda quase todo o restante território em perigo muito elevado e elevado de incêndio rural, à exceção de cerca de quatro dezenas de concelhos no litoral, num dia em que o distrito de Bragança se mantém sob aviso vermelho (o mais elevado) por causa do tempo quente e que os distritos de Viseu, Guarde e Vila real estão sob aviso laranja (o segundo mais elevado) pelo mesmo motivo.

O risco de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje uma pequena descida da temperatura, exceto em Trás-os-Montes. O céu vai estar pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de muito nublado na faixa costeira ocidental, com possibilidade de neblina ou nevoeiro matinal.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 16 graus Celsius (Beja, Évora e Lisboa) e os 23.º (Faro e Bragança) e as máximas entre os 25.º (Viana do castelo e Porto) e os 40.º (Bragança).

C/ Lusa

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes