Panteão dos Almeida conquista prémio Ouro nos Muse Design Awards 2022 (C/ÁUDIO) – Rádio Tágide

Panteão dos Almeida conquista prémio Ouro nos Muse Design Awards 2022 (C/ÁUDIO)

O projeto de requalificação do Panteão dos Almeida recebeu a distinção de “Gold Winner” na categoria de “Interior Design – Exhibits, Pavilions & Exhibitions” nos “Muse Design Awards 2022″.

A informação é avançada pelo Município de Abrantes que revela ainda que o júri considerou a “condução do visitante por um caminho imersivo e transparente, quase irreal, onde podemos cruzar camadas de informação, entre o presente e o passado, ambos servindo de complemento à mesma exposição e informação”, relevando a “subtileza alusiva ao sagrado, uma simplicidade da lógica construtiva”.

A intervenção na igreja de Santa Maria do Castelo esteve a cargo da Spaceworkers e foi concebida, de acordo com a mesma informação, para ser “completamente reversível e minimalista, evitando competir com a grandeza histórica do existente”.

Os Muse Design Awards decorrem nos Estados Unidos e contaram nesta edição com mais de 6 mil trabalhos a concurso, vindos de todo o mundo.

A Igreja de Santa Maria do Castelo, construída no Século XIII, deixou de ter culto religioso em 1834 e, desde 1921, foi o local do Museu D. Lopo de Almeida. Desde, 14 de junho de 2021, cerca de 100 anos depois, passou a ser o Panteão dos Almeida.

É neste local que estão os túmulos de D. Diogo Fernandes de Almeida, D. Lopo de Almeida (primeiro Conde de Abrantes), D. João de Almeida (segundo Conde de Abrantes), D. António de Almeida e D. Rodrigo Anes de Almeida Meneses (primeiro Marquês de Abrantes).

Numa intervenção que custou perto de 160 mil euros, a autarquia quis salvaguardar este legado histórico, para além de requalificar o edifício. Foi construído um soalho por forma a destacar as campas que estão no chão da capela, assim como foi salvaguardado o altar.

Nesta musealização, o visitante é convidado a entrar e circular por entre painéis de vidro com informação sobre o local e é conduzido aos túmulos, passando por uma mesa interativa em que tem muita informação sobre o Panteão, os Almeida e sobre a história de Abrantes.

Reportagem de 14 de junho de 2021, José Martinho Gaspar conduz uma visita ao Panteão dos Almeida

O Panteão dos Almeida está aberto de terça-feira a domingo das 10h às 13h e das 14h às 18h.

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes