Parque de Campismo e praia fluvial de Ortiga vão para concessão (C/ÁUDIO) – Rádio Tágide

Parque de Campismo e praia fluvial de Ortiga vão para concessão (C/ÁUDIO)

O Parque de Campismo de Mação, localizado perto da Barragem de Belver, vai passar a ter uma gestão privada. A câmara Municipal de Mação vai lançar um concurso público, no início do próximo ano, para concessionar o Parque de Campismo. E a concessão engloba também a Praia Fluvial de Ortiga e ainda o bar da Praia Fluvial.

De acordo com a informação avançada em reunião do executivo municipal o processo terá de ser remetido e aprovado em Assembleia Municipal para que o processo esteja em condições de ser publicitado no início do ano.

Vasco Marques, vereador da Câmara Municipal de Mação, apresentou a proposta, e explicou aos jornalistas, os motivos pelos quais o parque vai passar para gestão privada. O parque de campismo tem tido sempre uma gestão municipal, mas apresenta prejuízos financeiros anuais consecutivos. E este é, basicamente, o motivo pela mudança de estratégia.

Vasco Marques explicou ainda que já houve uma tentativa de concessionar a gestão, no início deste ano, mas não teria sido atrativa para os potenciais interessados.

Agora, segundo o autarca, chegou-se à conclusão que o período de concessão por períodos de três anos, no máximo de 9 anos (três contratos de três anos cada) é mais viável até para eventuais investimentos dos concessionários em qualquer uma das infraestruturas.

Ainda de acordo com a informação avançada pelo vereador, apesar de a exploração ter prejuízo, os números de utilizadores têm vindo a subir, já desde a pandemia. E este ano, até setembro, os números são ainda mais animadores segundo o autarca que revelou que está concessão vem juntar-se aos investimentos que o município tem feito na freguesia de Ortiga. E lembrou o núcleo museológico, a que se juntam os passadiços das lagoas do Tejo, a ligação entre o parque e estes passadiços e ainda a pista de pesca desportiva, localizada na margem sul, mas que está ou voltou a estar utilizável.

Se todo o processo correr dentro da normalidade a proposta de concessão será votada na próxima assembleia municipal para que o concurso seja lançado no início de 2023 por forma a que a concessão possa estar concluída por alturas da Páscoa. Vasco Marques apontou essa expectativa de ter o processo fechado muito antes de se iniciar a época balnear.

O parque de campismo de Ortiga fica localizado perto da praia fluvial, na Barragem de Belver. É um espaço que pode acolher campistas ou caravanistas, tendo zonas para tendas e outras para caravanas e roulottes. E como está aberto todo o ano, o parque tem clientes que fazem o aluguer todos os espaços de forma permanente, podendo usufruir em qualquer altura, não apenas no período de verão.

Com este modelo de concessão o vereador acredita que há investidores interessados neste concurso, tanto mais que a autarquia pretende com a operação manter o parque aberto 365 dias do ano e com parâmetros de qualidade semelhantes aos que são prestados agora, com gestão municipal.

Recorde-se que em março deste ano já esteve em discussão na Assembleia Municipal de Mação uma proposta de abertura de procedimento para concessão da exploração da Albufeira e Parque de Campismo de Ortiga. Nessa altura a proposta apresentada executivo municipal, tinha sido aprovada pela maioria social democrata, com 8 votos contra da bancada do PS. Na mesma reunião a oposição não se mostrou convencida pela explicação da autarquia.

Na mesma reunião o presidente da Câmara afirmou que a proposta apresentada, naquela altura, era concessionar um espaço público a um privado ou associação. E afirmou que a inspiração para a proposta tinha sido o modelo de concessão do parque de campismo aplicado pelo município de Constância.

Agora, a proposta de concessão tem ligeiras diferenças e foi baseada em opiniões de privados e potenciais investidores, já que com a concessão por períodos de três anos, com duas renovações por igual período, ou seja, 9 anos no total, poderá permitir ao vencedor da concessão a amortização de investimentos que sejam necessários. O objetivo é manter, pelo menos, os mesmos parâmetros de qualidade do serviço já prestado.

 

Vasco Marques, vereador CM Mação

O roteiro do campista apresenta este parque da seguinte forma: ”Parque de Campismo está classificado com três estrelas e dispõe de várias facilidades para os seus utentes, desde pagamentos por MB, Wi-Fi gratuito, zona para tendas e caravanas que proporcionam sombra para cerca de 42 alvéolos e ligação elétrica (10 Amp), Teepees, blocos sanitários adaptados para pessoas com mobilidade reduzida e água quente gratuita, sala de convívio equipada, minibiblioteca, televisão, máquina do café e arca congeladora, minimercearia, máquina de lavar roupa, lava-loiças com água quente gratuita, grelhadores comuns, estacionamento gratuito, restaurante e bar a cerca de 200 metros, no exterior.

A 500 metros do Apeadeiro da Barragem de Belver (linha da Beira Baixa) e a 100 metros da Praia Fluvial de Ortiga que proporciona facilidades para o desenvolvimento de atividades em grupo ou individuais, em contacto direto com a natureza, tais como, canoagem, gaivotas a pedais, slide, rappel, escalada, e pesca desportiva. A praia dispõe de um parque de merendas com grelhadores comuns e uma rampa de acesso a barcos, motas de água, e similares. Nas proximidades, tem também a possibilidade de explorar os percursos pedestres existentes desfrutando de paisagens que estamos certos serão do seu agrado.”

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes