Congresso do Desporto arrancou e quer ser marca do Médio Tejo (C/ÁUDIO) – Rádio Tágide

Congresso do Desporto arrancou e quer ser marca do Médio Tejo (C/ÁUDIO)

Arrancou o Congresso do Desporto, um evento inovador já que decorre neste sábado em simultâneo em quatro concelhos do Médio Tejo. Trata-se de trazer um evento para fora dos grandes centros e, ainda para mais, ambicioso ao ponto de estar a acontecer ao mesmo tempo, em territórios geográficos diferentes.

Cada um dos quatro locais tem uma temática diferente. Abrantes recebe a Justiça, o Entroncamento a Organização e Financiamento, Torres Novas aborda a Sociedade e Vila Nova da Barquinha debate a Ética, a Saúde e o Bem-estar. Depois, ao longo do dia de amanhã, domingo, entre as 10 e as 18 horas todos os moderadores vão estar no auditório da Escola Dr. Manuel Fernandes, em Abrantes, para fazer os resumos e deixar as ideias-chave dos 20 painéis e temas que a organização colocou na agenda.

Trata-se de um evento com uma amplitude enorme. Na sessão de abertura do congresso em Abrantes, o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, deixou uma palavra para a organização conjunta e desafiante de um evento com quatro pontos de ação.

Depois fez questão de se referir ao tema em debate em Abrantes, que tem a ver com questões de justiça, nomeadamente como uma “pedra basilar dos princípios do desporto, como a igualdade, o respeito, a integridade, a disciplina, o mérito ou o fair-play.”

O autarca deixou ainda uma nota sobre a justiça para os atletas e competições já que é “a última instância de defesa dos méritos e dos princípios.”

Manuel Jorge Valamatos deixou ainda a sua expetativa para o debate com alguns dos maiores especialistas, para que a sociedade possa também evoluir e que tenha mais e melhor desporto.

 

Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes

Foi depois do primeiro painel, em Abrantes, sobre a utilidade pública e integridade que Paulo Lourenço, atualmente presidente da Comissão de Instrução e Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol e um dos mentores deste congresso, destacou as grandes expetativas para estes dois dias.

“Achamos que temos aqui oradores e moderadores de excelência, com experiência nas respetivas áreas (…) e era o espaço de debate que fazia falta aqui em Abrantes, Barquinha, Entroncamento e Torres Novas.”

E acrescentou que, a ver pelo interesse do primeiro tema em Abrantes, match fixing, ou viciação de resultados, as expetativas colocam o congresso num patamar elevado.

 

Paulo Lourenço

Luís Dias, Paulo Lourenço e Manuel Jorge Valamatos

O advogado com experiência nestas áreas, foi administrador da Sociedade Euro 2004 e secretário-geral da Federação Portuguesa de Futebol, Paulo Lourenço salienta que não há muitos espaços de debate, desde género, no interior do país. “Temos um país tão estreito que não deveríamos falar sequer de interior, mas a verdade é que tudo se passa em Lisboa, Porto e na grande faixa do litoral. É muito importante começarmos a refletir destes temas para criar soluções para todos”; destacou o mentor do evento, ao mesmo tempo que deixa no ar um sonho de “envolver os 13 municípios do Médio Tejo”, quem sabe, numa segunda edição.

Este dia tem, nos quatro concelhos, 20 sessões, com outros tantos oradores e temas. À pergunta sobre a edição de um documento final do Congresso, Paulo Lourenço disse que está em cima da mesa essa possibilidade, tendo destacado que em cada um dos concelhos as sessões estão a ser gravadas e vão ser disponibilizadas como documento de vídeo.

Paulo Lourenço

Os municípios de Abrantes, Entroncamento, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha organizam, este fim de semana, a primeira edição do Congresso do Desporto, que reúne cerca de quatro dezenas de especialistas.

Temas como a Justiça, a Ética, a Saúde e o Bem-estar, a Sociedade ou o Movimento Associativo serão mote para uma “itinerância de conhecimentos” entre as quatro autarquias do Médio Tejo, em que “especialistas de diferentes disciplinas cruzarão exemplos e experiências e proporcionarão momentos de debate e de produção de conhecimento”, refere a organização, em nota de imprensa.

Os trabalhos estão a decorrer, em simultâneo, este sábado, no Auditório da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes (Abrantes), no Centro Cultural do Entroncamento, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes (Torres Novas) e no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha.

Este domingo, dia 6 de novembro, o Congresso ruma a Abrantes, à Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, para a apresentação das conclusões de cada uma das 20 sessões.

O evento, com inscrições gratuitas, é certificado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), com a atribuição de créditos aos técnicos de desporto participantes.

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes