Proteção Civil promove exercício de sensibilização para o risco sísmico na quarta-feira (C/ÁUDIO E VÌDEO) – Rádio Tágide

Proteção Civil promove exercício de sensibilização para o risco sísmico na quarta-feira (C/ÁUDIO E VÌDEO)

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promove na quarta-feira a 10.ª edição do Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico, denominado “A Terra Treme”.
Segundo a ANEPC, ‘A Terra Treme’, que está marcado para quarta-feira às 11:09, tem por objetivo mostrar à população o “que fazer antes, durante e depois de um sismo, nomeadamente conhecer as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar”.

O exercício “compreende a realização de três gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo”.

“A ação desenrola-se durante um (1) minuto, no qual os participantes, a título individual ou coletivo (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), são convidados a executar os três gestos de autoproteção: baixar, proteger e aguardar”, é sublinhado na nota.

A ANEPC pretende com a iniciativa alargar a reflexão e o debate em torno do risco sísmico e a participação no exercício a todos os setores da sociedade civil.

David Lobato, Comandante Distrital da ANEPC de Santarém explicou à Antena Livre quais são os objetivos deste exercício, revelando que há uma aposta nos jovens porque são eles que têm a grande mudança de mentalidade nas mãos.

O CODIS salientou que todos os anos se continua a “pedir” aos cidadãos para saberem o que fazer em caso de sismo, mas como não existem “por cá”, esses conselhos vão ficando de lado. Tal como o kit de sobrevivência. Todos deveríamos ter uma mochila com uma lanterna, rádio fm e pilhas, águas, medicamentos de primeiros socorros e, pelo menos, uns pacotes de bolachas para o caso de haver uma catástrofe e de termos de ficar várias horas, ou mesmo dias, na rua.

David Lobato referiu ainda que, face aos dados existentes, há naturalmente uma área do distrito, entre Benavente, Azambuja e Santarém, que pode ser mais vulnerável a um eventual tremor de terra, mas acrescenta que todas as pessoas devem tem presentes os conselhos da Proteção Civil.

David Lobato, CODIS Santarém

Os Comandos Regionais de Emergência e Proteção Civil (CREPC) e os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) da ANEPC vão, em parceria com as comunidades educativas locais, corpos de Bombeiros, Serviços Municipais de Proteção Civil e agentes de proteção civil, promover ações de sensibilização sobre a temática do risco sísmico e as medidas de autoproteção.

 

Os três passos e as respetivas ações que todos devem ter conhecimento.

Antes:

– Informe-se sobre as causas e efeitos possíveis de um sismo na sua zona. Fale sobre o assunto de uma forma tranquila e serena com os seus familiares e amigos.

– Elabore um plano de emergência para a sua família.

– Certifique-se que todos sabem o que fazer, no caso de ocorrer um sismo.

– Combine previamente um local de reunião, para o caso dos membros da família se separarem durante o sismo.

– Prepare a sua casa por forma a facilitar os movimentos, libertando os corredores e passagens, arrumando móveis e brinquedos.

– Organize o seu kit de emergência:

– Organize o seu kit de emergência: reúna uma lanterna, um rádio portátil de dinâmo (sem pilhas) bem como um extintor e um estojo de primeiros socorros;

– Armazene água em recipientes de plástico e alimentos secos, para dois ou três dias (atenção: verifique com periodicidade os prazos de validade). Inclua um abre-latas;

– Tenha à mão, em local acessível, os números de telefone de serviços de emergência a lista de contactos de familiares/amigos e cópia dos documentos importantes;

– Leve consigo a medicação habitual e produtos de higiene pessoal (incluir papel higiénico, toalhitas húmidas e sacos de plástico para fins sanitários), inclua igualmente uma muda de roupa (não esquecer um boné e impermeável);

– Inclua ainda: dinheiro, um apito, uma máscara anti-pó, e o carregador de telemóvel com uma bateria extra (vulgo power-bank);

– Comida e água extra para o animal de estimação;

– Identifique os locais mais seguros, distribuindo os seus familiares por eles: vão de portas interiores, cantos de paredes-mestras, debaixo de mesas e de camas.

– Mantenha uma distância de segurança em relação a objetos que possam cair ou estilhaçar.

– Conheça os locais mais perigosos: junto a janelas, espelhos, candeeiros, móveis e outros objetos. Elevadores e saídas para a rua.

– Fixe as estantes, os vasos e floreiras às paredes da sua casa.

– Coloque os objetos pesados, ou de grande volume, no chão ou nas estantes mais baixas.

– Ensine todos os familiares como desligar a eletricidade e cortar a água e o gás.

– Tenha à mão, em local acessível, os números de telefone de serviços de emergência.

Durante:

          Se está dentro de casa ou de um edifício

– Se estiver num dos andares superiores de um edifício, não se precipite para as escadas.

– Nunca utilize elevadores.

– Abrigue-se no vão de uma porta interior, nos cantos das salas ou debaixo de uma mesa ou cama.

– Mantenha-se afastado de janelas e espelhos.

– Tenha cuidado com a queda de candeeiros, móveis ou outros objetos.

– Se está num local com grande concentração de pessoas fique dentro do edifício, até o sismo cessar. Saia depois com calma, tendo em atenção as paredes, chaminés, fios elétricos, candeeiros e outros objetos que possam cair.

– Não se precipite para as saídas. As escadas e portas são pontos que facilmente se enchem de escombros e podem ficar obstruídos por pessoas que tentam deixar o edifício

– Nas fábricas, mantenha-se afastado de máquinas que possam tombar ou deslizar.

          Se está na rua

– Dirija-se para um local aberto com calma e serenidade, longe do mar ou cursos de água.

– Não corra nem ande a vaguear pelas ruas.

– Mantenha-se afastado dos edifícios (sobretudo dos mais degradados, altos ou isolados) dos postes de eletricidade e outros objetos que lhe possam cair em cima.

– Afaste-se de taludes, muros, chaminés e varandas que possam desabar.

          Se está a conduzir

– Pare a viatura longe de edifícios, muros, taludes, postes e cabos de alta tensão e permaneça dentro dela.

Depois:

– Mantenha a calma e conte com a ocorrência de possíveis réplicas.

– Não se precipite para as escadas ou saídas. Nunca utilize elevadores.

– Não fume, nem acenda fósforos ou isqueiros. Pode haver fugas de gás.

– Corte a água e o gás e desligue a eletricidade.

– Utilize lanternas a pilhas.

– Ligue o rádio e cumpra as recomendações que forem difundidas.

– Limpe urgentemente os produtos inflamáveis que tenham sido derramados (álcool ou tintas, por exemplo).

– Evite passar por locais onde existam fios elétricos soltos.

– Não utilize o telefone, exceto em caso de extrema urgência (feridos graves, fugas de gás ou incêndios).

– Não circule pelas ruas para observar o que aconteceu. Liberte-as para as viaturas de socorro.

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes