Governo abre aviso de 2 ME para prevenção contra ‘Xylella fastidiosa’ – Rádio Tágide

Governo abre aviso de 2 ME para prevenção contra ‘Xylella fastidiosa’

O Governo abriu um aviso, com dois milhões de euros de dotação total, destinado a prevenir a propagação da bactéria ‘Xylella fastidiosa’, com as candidaturas a prolongarem-se até 10 de janeiro de 2023.

“Estão abertas as candidaturas para apoio à prevenção da propagação da bactéria ‘Xylella fastidiosa’, abrangendo viveiros de produção de plantas de espécies ornamentais, fruteiras e de videira que se encontrem em atividade, conhecidos como mais suscetíveis a esta praga”, indicou, em comunicado, o Ministério da Agricultura.

A dotação total deste aviso é de dois milhões de euros.

As candidaturas decorrem até às 17:00 do dia 10 de janeiro de 2023.

Esta medida destina-se a reforçar a viabilidade dos viveiros agrícolas e a assegurar a compatibilidade dos investimentos com as normas de prevenção e controlo fitossanitário.

Por outro lado, apoia a produção de plantas de espécies suscetíveis a esta bactéria, em locais com proteção contra os insetos vetores.

“Estamos empenhados em apoiar o setor na resposta a desafios que ameaçam a viabilidade das explorações e o rendimento dos agricultores. Este setor é essencial na gestão ativa, coesa e sustentável do território. Por isso, vamos continuar a trabalhar para assegurar as melhores condições ao seu desenvolvimento, procurando robustecer, com conhecimento e inovação, as respostas a ameaças como esta”, referiu, em comunicado, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

Na quarta-feira, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) divulgou que a bactéria ‘Xylella fastidiosa’ foi detetada num novo local na freguesia de Gândaras, no concelho da Lousã, bem como na região de Colares, Sintra, tendo sido atualizada a zona demarcada.

Em causa está uma bactéria transmitida pelo inseto ‘Philaenus spumarius’ (vulgarmente conhecido como cigarrinha-da-espuma), que se alimenta do xilema das plantas e cujo ciclo se inicia na primavera.

A bactéria afeta um elevado número de espécies de plantas ornamentais e também espécies de culturas como a oliveira, a amendoeira, a videira ou a figueira.

Em 18 de janeiro de 2019, Portugal informou oficialmente a Comissão Europeia da presença da bactéria ‘Xylella fastidiosa’ em plantas de lavanda no jardim de um ‘zoo’ em Vila Nova de Gaia, no Porto, conforme disse à Lusa, na altura, uma fonte comunitária.

Lusa

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes