CIM Médio Tejo investe 1,8ME em sistema de bicicletas para uso público – Rádio Tágide

CIM Médio Tejo investe 1,8ME em sistema de bicicletas para uso público

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo vai investir 1,8 milhões de euros num sistema intermunicipal de bicicletas para uso público, segundo o anúncio do concurso, ontem publicado, que indica um prazo de execução de dois anos.

Na descrição do objeto do contrato a celebrar com a CIM do Médio Tejo está a “aquisição de bens e serviços referentes ao planeamento, implementação, gestão, operação e avaliação do sistema intermunicipal de bicicletas partilhadas para uso público no Médio Tejo – 1ª fase”, sendo o preço base do procedimento para “Aquisição de Bens Móveis” de 1.850.000.00 euros” e o prazo de resposta ao concurso de 30 dias, pode ler-se no documento publicado em Diário da República.

A CIMT do Médio Tejo tem sede em Tomar, no distrito de Santarém, e agrega 13 municípios, sendo este projeto destinado a nove concelhos da região, envolvendo, nomeadamente, os concelhos de Alcanena, Constância, Entroncamento, Mação, Ourém, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.

Em nota de imprensa, a CIM do Médio Tejo, justificando este projeto de investimento, destaca “estar atenta” às “questões ambientais e à importância da descarbonização da região”, sendo este sistema intermunicipal de bicicletas partilhadas “mais um passo significativo nestes âmbitos”.

Tendo feito notar que a “adjudicação fica condicionada à apreciação de uma candidatura apresentada pela CIM ao Programa Operacional Regional do Centro 2020”, a CIM do Médio Tejo diz ter iniciado um “estudo estruturado sobre a rede de percursos clicáveis intermunicipal, com o objetivo de identificar os percursos pré-existentes e com o objetivo de definir novos percursos, que possibilitem a ligação entre todas as sedes de concelho e que sejam compatíveis com a utilização da bicicleta”.

O estudo “surge no âmbito do Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes do Médio Tejo” e tem uma “estratégia assente no desenvolvimento da mobilidade clicável e que prevê um conjunto de medidas de intervenção e de promoção dos modos suaves”.

No global, segundo a CIM, “nesta primeira fase do projeto, prevê-se a aquisição de 251 bicicletas elétricas e 45 bicicletas convencionais”, sendo “implementadas no território 62 estações de parqueamento e carregamento”, distribuídas por nove concelhos do Médio Tejo.

Com este projeto, “pretende-se dotar o Médio Tejo de um serviço público que incentive a mobilidade clicável na região e que contribua para a descarbonização”, tendo a CIM perspetivado que o arranque do serviço “ocorra ainda durante o ano de 2021”.

Com uma população na ordem dos 250 mil habitantes, a CIM Médio Tejo é composta pelos municípios de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.

Lusa