Prato de Faiança Ratinho é a «Peça do mês» no Museu dos Rios – Rádio Tágide

Prato de Faiança Ratinho é a «Peça do mês» no Museu dos Rios

Para dar início a 2023, o Museu dos Rios e das Artes Marítimas, em Constância, escolheu um Prato de Faiança Ratinho, como ?Peça do mês? para estar em destaque numa das suas salas.

Ratinhos era uma expressão que denominava os trabalhadores rurais das Beiras, que migravam, sazonalmente, para o Alentejo e Ribatejo, na época das ceifas e que levavam os seus próprios utensílios para comer em família, nomeadamente o prato, evitando partilhá-lo com outras pessoas na hora da refeição.

Por isso, Ratinho, passou, também, a designar a faiança que traziam, considerada grosseira e de má qualidade, fabricada em oficinas populares de Coimbra, mas que, por ser barata, foi amplamente comercializada a partir de finais do século XVIII.

Estas peças de louça vidrada policromada eram decoradas a esponja e pincel e caracterizavam-se por formas ingénuas, como flores, penas de pavão e, mais tarde, figuras humanas típicas e animais.

Este prato, grande, de forma circular, que está em destaque no Museu dos Rios e das Artes Marítimas, apresenta um motivo floral central colorido e encontra-se restaurado com 10 gatos, pedacinhos de arame que serviam para consertar louça partida.

A Peça do mês está exposta numa das salas do museu, onde pode ser apreciada e a sua divulgação é efetuada através das páginas de Facebook do Museu dos Rios e das Artes Marítimas e do Município de Constância.

 

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes