NERSANT incentiva ao empreendedorismo sustentável no setor agroalimentar – Rádio Tágide

NERSANT incentiva ao empreendedorismo sustentável no setor agroalimentar

A NERSANT, através do projeto financiado Farm to Fork New Business, encontra-se a incentivar o empreendedorismo sustentável no setor agroalimentar através da publicação de quatro estudos, onde elenca casos de sucesso empresariais nas diferentes fases da cadeia de valor alimentar, ou seja, do ciclo “Do Prado ao Prato”, designadamente “Produção de Alimentos Sustentáveis”, “Fabricação”, “Consumo Sustentável” e “Desperdício Alimentar”.

Com o objetivo de partilhar com novos empreendedores informações valiosas sobre a evolução do consumo alimentar sustentável, a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, no âmbito do projeto financiado Farm to Fork New Business e em linha com o “Estudo de Tendências do Consumo Alimentar da Geração Z vs. Sustentabilidade”, realizou um conjunto de quatro publicações onde elenca diversos casos de sucesso capazes de estimular o desenvolvimento de novos projetos de alto valor acrescentado no setor agroalimentar.

Os case studies encontram-se divididos, precisamente, tendo em conta estas áreas. Em cada um dos quatro estudos, são identificados exemplos inspiradores – sob a forma de histórias empresariais, tecnologias, projetos de I&D, startups ou projetos empresariais – com potencial demonstrador e capazes de estimular o desenvolvimento de novas iniciativas de alto valor acrescentado no setor agroalimentar nacional, europeu e global.

Os estudo pretendem, acima de tudo, antecipar o futuro do setor, reconhecendo os principais desafios à sua frente e identificando linhas de oportunidade claras sobre as quais os jovens e empreendedores do amanhã podem construir o sistema alimentar que todos ambicionamos, adaptado às novas necessidades dos consumidores do futuro – a geração Z – e concretizando a visão de um sistema alimentar europeu verdadeiramente saudável, sustentável, resiliente, seguro e justo. Os business cases do ciclo Farm to Fork pretendem, desta forma, identificar e disseminar histórias empresariais com potencial demonstrador nestas quatro áreas, capazes de estimular o desenvolvimento de novos projetos de alto valor acrescentado no setor agroalimentar, estimulando, desta forma, o empreendedorismo qualificado e inovador no setor agroalimentar, no âmbito da estratégia europeia para a sustentabilidade dos sistemas alimentares.

O conjunto dos quatro estudos têm, assim, como objetivo assegurar uma produção alimentar sustentável, estimular práticas sustentáveis no processamento de alimentos no comércio grossista e a retalho, na hotelaria e nos serviços de restauração, promover o consumo sustentável de alimentos e reduzir a perda e desperdício alimentar.

De referir que projeto “Farm to Fork New Business – Inovação e Empreendedorismo no Sistema Alimentar” é apoiado pelo Compete 2020, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (SIAC), envolvendo um investimento elegível de 354.648,50€, a que corresponde um apoio financeiro da União Europeia – FEDER de 301.451,22€. Para mais informações sobre o projeto, os interessados podem consultar o portal do mesmo em https://farmtofork.nersant.pt/.

 

Casos de Estudo

Download: https://farmtofork.nersant.pt/service/case-studies/

 

Estudo de Tendências do Consumo Alimentar da Geração Z vs. Sustentabilidade

Download: https://farmtofork.nersant.pt/service/estudo-de-tendencias/

 

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes