Há um cometa que vai passar perto da Terra nos próximos dias – Rádio Tágide

Há um cometa que vai passar perto da Terra nos próximos dias

O cometa C/2022 E3 (ZTF), mais conhecido como E3, vai estar no seu ponto mais próximo da Terra entre os dias 1 e 2 de fevereiro, mas no hemisfério norte, Portugal incluído, já poderá ser visível a partir do final deste mês.

O cometa E3 foi captado pela primeira vez em março de 2022 nas imediações de Júpiter, pelos astrónomos Bryce Bolin e Frank Masci.

A passagem do E3 nas imediações da Terra só deverá acontecer daqui a 50 mil anos, esta é a oportunidade de uma vida para este cometa. Aliás, de acordo com alguns especialistas e astrónomos os habitantes da Terra que viram o cometa na sua última passagem perto do Sol foram os neandertais.

Ricardo Cardoso Reis, da comunicação do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, explicou à revista Visão que “A partir do dia 20 passa a ver-se logo ao anoitecer e nunca passa abaixo do horizonte; entre os dias 27 e 31 passa na constelação da Ursa Menor”.

Ainda de acordo com o mesmo especialista a 1 de fevereiro, o cometa atingirá o perigeu (ponto mais próximo da Terra) e estima-se que estará mais brilhante.

De acordo com a página da wikipedia dedicada ao cometa fica a saber-se que durante a sua aproximação mais próxima da Terra o objeto celeste aparecerá próximo ao Polo Norte e estará localizado na constelação de Girafa (Camelopardalis).

Assim esta quinta-feira, dia 12, pode ver o cometa, sendo que a partir do dia 20 pode ver-se logo ao anoitecer e entre os dias 27 e 31 passa na constelação da Ursa Menor.

Depois a 1 de fevereiro atingirá o ponto mais próximo da Terra. A 6 de fevereiro, já com menos brilho, será provavelmente o dia em que será mais fácil de o encontrar. Por volta das 21h00 o cometa está praticamente no zénite (ponto do céu ‘por cima das nossas cabeças’), adiantou ainda o astrónomo aquela publicação.

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes